quinta-feira, outubro 13, 2011

Criogenia: a imortalidade através do gelo

criogenia
Criogenia é uma palavra derivada do grego Kryos que significa frio e é um campo da criobiologia, ciência que estuda as interações entre a vida e o frio. De uns anos para cá, muito se tem falado em criogenia humana, ou seja, a técnica de manter cadáveres congelados durante anos para ressuscitá-los um dia.
A preservação criogênica, técnica utilizada para armazenar corpos humanos a temperaturas extremamente baixas com a esperança de revivê-los, está sendo utilizada atualmente, porém a tecnologia está engatinhando e os estudos dão prioridade a formas de ressuscitar este corpo, pois ainda os cientistas não sabem como fazê-lo.
Resultados positivos são conseguidos com embriões: óvulos fecundados podem ficar congelados com chances boas de sobreviver a um descongelamento – estima-se que perto de 60% deles conseguem vingar, dando origem a um bebê.
O processo segue passos criteriosos para que o corpo seja congelado sem ser danificado. Assim que uma pessoa morre, um funcionário da empresa de criogenia resfria o cadáver com gelo. Nessa fase, a temperatura do corpo fica pouco acima de 0 ºC. Não é muito frio, mas é o suficiente para evitar, por algum tempo, a proliferação das bactérias que iriam apodrecer o cadáver.
lg_alcor_ap Nessa fase, o corpo também recebe uma injeção de substâncias anticoagulantes, para manter os vasos sanguíneos desobstruídos. Depois, todo o sangue é bombeado para fora e no lugar entram substâncias químicas que protegerão as células na hora do congelamento, evitando a formação de parte dos cristais de gelo, que rompem a estrutura celular
No local em que o corpo vai ser congelado, o cadáver passa por um resfriamento gradual, em uma câmara de gelo seco. Para evitar danos às células, a intenção é que todos os tecidos se congelem no mesmo ritmo. Todo o processo ocorre de maneira lenta e pode durar dois dias, quando a temperatura do corpo chega a -79 ºC
Depois do resfriamento, o corpo é submergido lentamente em um tanque de nitrogênio líquido, até ser totalmente coberto. Quando essa fase termina, após uma semana, o cadáver está a -196 ºC, impedido de apodrecer. Ele fica no tanque por toda a eternidade - ou até que alguém invente uma tecnologia para ressuscitá-lo.
Atualmente, somente duas empresas no mundo aplicam a técnica de suspensão criogênica, a Alcor Life Extension Foundation no Arizona e o Cryonics Institute em Michigan.
Se estiver interessado, o preço médio que essas empresas cobram pelo serviço é de R$350 mil por corpo inteiro e R$140 mil só a cabeça.

Muitas pessoas estão recorrendo a essa tecnologia para preservar algo seu para a posteridade e,quem sabe, voltar a viver daqui a centenas de anos.
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger