quarta-feira, abril 06, 2011

Carlos Saldanha dirige animação sobre o Brasil

3998409 A personalidade do momento na área de animação, considerado um dos mais criativos e talentosos nos Estados Unidos é Carlos Saldanha. Diretor do filme “Rio”, que estreia no próximo dia 8 e é o maior lançamento já feito pela Fox no país, Saldanha chegou onde queria ao deixar o Brasil com 22 anos de idade para fazer cursos de computação nos Estados Unidos.
Casou-se às pressas e, como presente, pediu aos amigos e familiares, dinheiro para a viagem. E lá foi Carlos, natural do Rio de Janeiro, no ano de 1992 acompanhado pela esposa enfrentar outras terras, mas com a cabeça cheia de sonhos e objetivos bem definidos.
Cursou mestrado em artes e se especializou em animação digital na School of Visual Arts de Nova York. Ainda estudante, fez o curta-metragem Time for love, que conta a história de amor entre um casal de bonecos de madeira de um relógio cuco. Com este trabalho ganhou em 1994 o prêmio do festival canadense Images du Future na categoria voto popular, e, em 1995, o de melhor animação em computação gráfica no Festival Internacional de Animação por Computador de Genebra, na Suíça.
Antes mesmo dos prêmios, Time For Love já havia chamado a atenção de Chris Wedge, instrutor do mestrado na NYSVA, que estava fazendo comerciais em sua nova produtora independente, a Blue Sky. Em 1993, Carlos Saldanha foi convidado para trabalhar lá.
Foi animador em Bunny, 1998, ganhador do Oscar de melhor curta-metragem de animação.
Em Joe's Apartment atuou como supervisor de animação dos diálogos e da dança das baratas. Dez anos depois, estreou em Hollywood como co-diretor de "A Era do Gelo".

Após “A Era do Gelo”, quando a equipe estava parada, teve a idéia de fazer Gone Nutty, que ganhou o primeiro lugar no Los Angeles Art Film Festival. A história de 4 minutos e meio em computação gráfica mostra o neurótico esquilo Scrat, personagem do longa “A Era do Gelo”, recolhendo nozes e tentando desesperadamente armazená-las no oco de uma árvore. Como em “A Era do Gelo”, a coleta acaba em desastre. Gone Nutty foi incluído nos extras do DVD do longa pelo tamanho sucesso junto ao público.
Para mim, o personagem Scrat é hilário, não consigo imaginar o filme sem esse adicional que me faz gargalhar. Todas as vezes que fui ao cinema assistir o filme, me desmanchei de tanto rir com o esquilo. Fiquei até com vergonha, pois não consegui me controlar e cheguei a perturbar quem estava assistindo comigo.
Nos dois filmes seguintes da franquia, lançados em 2006 e em 2009, e que estão entre os filmes de maior bilheteria de todos os tempos, assumiu a direção sozinho.
rio_bluesky_carlos_saldanha Desde aquela época, Saldanha já tinha a ideia de fazer uma animação sobre o Brasil. Pensou no Rio de Janeiro como cenário não só por ser natural de lá, mas também por representar bem nosso país no imaginário estrangeiro. A cidade e as paisagens são como a janela de entrada para o país, todos querem conhecer o Pão de Açúcar e passear pelas praias.
Seu desejo se concretizou em "Rio", que narra a aventura de Blu, uma arara de origem brasileira que foi raptada e levada até a cidade de Minnesota, nos Estados Unidos. Acolhida por Linda, a arara brasileira conhece o especialista em aves Túlio, o qual afirma que Blu é o único macho vivo de sua espécie. Túlio incentiva Blu a ir até o Rio de Janeiro e se acasalar com a única fêmea que restou da sua espécie: Jade. Dessa forma, Blu e Linda partem para o Brasil. A dublagem é feita pelas estrelas Anne Hathaway, Jesse Eisenberg e Rodrigo Santoro nos papéis principais.


Eu vou entrar na fila para assistir esta animação que promete, pois além de expor as belezas, virtudes e bom humor do brasileiro, parece trazer uma mensagem de amor, amizade e coragem. Já assisti o trailler e me deliciei! Filhinha vamos ter programa na telona esse fim de semana.
Bjs

3 comentários:

  1. Adorei seu blog!!!

    Passei aqui par aconvidar você para conhecer meu blog.

    Quando puder passe por lá, vai ser prazer ter sua companhia.

    bjs

    www.tatidesignercake.blogpsot.com

    ResponderExcluir
  2. Ahhh....eu tb quero ver! XD Esperando ansiosamente o lançamento!

    ResponderExcluir
  3. gosteido seu trabalio é verdade que vc era um vendedor de amendunhi

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger