quarta-feira, abril 25, 2012

A prisão de Alcatraz

alcatraz-a-mais-famosa-prisao-74493-1 A estréia da série “Alcatraz” transmitida pela Warner, reavivou minha curiosidade sobre esta lenda das terras americanas. A ilha que um dia serviu de prisão a criminosos considerados altamente perigosos deixou um rastro de mistérios e histórias que aguçam minha curiosidade e me fazem querer saber cada vez mais.
Com a crise de 1929, abalando economicamente os Estados Unidos, houve um aumento das atividades criminosas por lá. Os bandidos mais ameaçadores, ao serem presos eram enviados a um pequeno monte de terra capaz de causar arrepios em qualquer um. Apelidada de “Rock”, a pequena ilha de Alcatraz, entre 1934 e 1963 foi sede de uma das prisões mais seguras do mundo.

Por ali passaram nomes famosos do mundo do crime como James “Whitey” Bulger, Doc Barker (que era o último sobrevivente do Bando Barker Ma), George "Machine Gun" Kelly, Robert "Birdman of Alcatraz" Stroud, Floyd Hamilton (membro da gangue e motorista de Bonnie & Clyde) e o mafioso Al Capone.
A Rocha não foi concebida como instrumento para a reabilitação. Era um lugar de castigo total e privilégio mínimo. Muita violência e insanidade envolvem o local.
A mais famosa prisão-ilha do mundo, por anos capturou a imaginação de todos em muitos livros e filmes feitos sobre ela. Essa prisão viu muitos assassinatos, rebeliões e suicídios durante os 29 anos que funcionou.
alcatraz-photo_985240-770tall A ilha, considerada um lugar amaldiçoado, presenciou séculos de acontecimentos ruins e muitas mortes. Com essa história negra, não é por acaso que Alcatraz é dito ser um dos lugares mais assombrados dos Estados Unidos. Durante anos tem havido relatos de fatos misteriosos na Ilha de Alcatraz. Estes relatórios são provenientes de visitantes, ex-guardas, ex-presos e funcionários do serviço nacional do parque. Houve diversos relatos de que em noites de nevoeiro no antigo farol (construído em 1854 e demolido depois que foi danificado no grande terremoto de 1906) em São Francisco, aparece de repente um fantasma, acompanhado por um assobio assustador e uma luz verde intermitente que faz o seu caminho lentamente ao redor da ilha e depois desaparece tão repentinamente como aparece. Há boatos de pessoas que ouvem sons inexplicáveis e gritos de desespero, viram celas fecharem sozinhas e aparições sinistras.
Muitos falam que é possível ouvir sons de banjo ecoando pelas paredes da prisão. Sabe-se que Al Capone tocava banjo para ajudar a passar o tempo.

A história da Ilha de Alcatraz, situada na névoa fora de São Francisco, começou muito antes de virar a prisão que ouvimos falar. No século XIX, essa ilha era região pertencente ao ainda mexicano estado da Califórnia e foi cedida a Julian Workman, com a condição que o mesmo construísse um farol naquele lugar. No mesmo ano da posse, em 1846, mexicanos e americanos entrariam em conflito para dar fim às disputas hegemônicas naquela região. Com a vitória norte-americana, Alcatraz passaria a fazer parte do projeto expansionista dos EUA.
Coincidentemente, a recém-conquistada Califórnia viria a ganhar uma importância bem maior do que aquela imaginada durante o conflito territorial. Nos últimos meses que marcaram esse conflito, os norte-americanos descobriram a presença de regiões ricas em ouro no espaço californiano. Com isso, vários aventureiros e investidores ocupariam rapidamente a região em busca do rápido retorno financeiro propiciado pela exploração aurífera.
Mediante a expressiva valorização econômica da região, as autoridades norte-americanas utilizaram a ilha de Alcatraz como ponto estratégico de defesa do território. Em 1853, realizou-se a construção de uma fortificação que abrigaria uma guarnição militar com aproximadamente 200 soldados. Décadas mais tarde, com o avanço da tecnologia bélica, o arsenal armazenado e a utilidade militar daquela região acabariam perdendo utilidade.
Para evitar a criação de um espaço completamente obsoleto na ilha, decidiu-se, em 1868, transformar a fortificação de Alcatraz em um complexo penitenciário. Em suas primeiras atividades, a nova penitenciária serviu de cadeia para muitos indígenas marginalizados pelo processo de expansão norte-americano. Já nos primeiros anos do século XX, contava com um expressivo número de detentos. Em pouco tempo, seria necessária a reforma e ampliação do presídio.
No novo projeto realizado, foram construídos dois grandes blocos repletos de celas. Fazendo proveito da estrutura deixada por algumas edificações menores que existiam entre os dois blocos, realizaram a construção de uma enorme ala que interligava ambos os blocos, onde se costumava exibir algumas produções cinematográficas hollywoodianas. Segundo algumas lendas, o espaço das alas escondia uma antiga estrutura subterrânea nas quais os presos sofriam terríveis torturas.
Dessa forma, no dia 1 de janeiro de 1934, James A. Johnston, primeiro administrador do presídio federal, viria a estabelecer as rígidas regras que transformaram Alcatraz em uma prisão de segurança máxima. Nesse mesmo tempo, um programa disciplinar foi estabelecido com o intuito de regenerar seus presos com o uso do trabalho e de uma rotina cheia de restrições. Entre outras imposições, os presos não deveriam cantar, ouvir rádio e só tomavam banho duas vezes por semana.
green_alcatraz1
Ao longo de todo período que esteve ativa, Alcatraz não teve sua reputação manchada por nenhuma fuga bem sucedida. Contudo, alguns planos mirabolantes tentaram trespassar as muralhas e as gélidas águas que cercavam aquela ilha.
Em 1963, graças aos esforços do promotor Robert Kennedy, a penitenciária de Alcatraz chegou ao seu fim. Para que isso fosse possível, Kennedy demonstrou que o custo gerado para a manutenção dos presos e funcionários naquela ilha era cerca de três vezes maior do que qualquer outra prisão. Dessa maneira, seus presos e funcionários acabaram removidos para a Penitenciária de Marion, no estado do Illinois.
A partir de 1976, a Ilha de Alcatraz foi paulatinamente transformada em patrimônio histórico. Hoje em dia, a ilha se transformou em ponto turístico que conta os crimes e repressões de um período da história norte-americana.


Realmente um lugar sinistro, não acham?
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger