sexta-feira, dezembro 03, 2010

Claudia Telles

c_ telles lp 79 Nascida em 1957 e criada na zona sul do Rio de Janeiro, em plena efervescência da bossa nova e filha de um dos ícones do movimento, Sylvinha Telles, a cantora Claudia Telles não poderia ter seguido outra profissão. Sylvinha sempre se encantou com o desempenho da filha com a voz, adorava que Claudia, ainda tão pequena, cantasse para os amigos, pois tinha ritmo e era afinada.
A mãe famosa garantia-lhe o divertimento, levando-a a casa dos amigos para as noitadas de música, para ensaios, a cada programa de televisão que participava e principalmente em suas apresentações, onde a pequena Claudia, com seus olhos brilhantes e o sorriso que desde sempre foi sua marca registrada, encontrava grandes nomes da Música Popular Brasileira.
A vida da menina Claudia Telles foi assim até os 9 anos de idade quando um acidente de carro tirou-lhe a mãe de forma prematura.
Claudia-Telles-Sambas-e-bossas "Lembro de minha mãe sorrindo, brincando e cantando pra mim. Sei que ela desejava me ver como sua herdeira musical, me ensinou violão aos seis anos de idade”.
Sylvinha ficaria orgulhosa se pudesse presenciar a carreira que a filha construiu, sempre se preocupando com a qualidade e aprimoramento.

Dizem que quando Claudia estava completando 1 ano de idade, o comentário da mãe foi que ela seria cantora, porque chorava "em lá menor e não desafinava".
Herdando o talento dos pais, começou sua carreira em 1972 fazendo coro em gravações de álbuns para vários artistas, como Roberto Carlos, José Augusto, The Fevers, Gilberto Gil, Jerry Adriani, Jorge Ben, Belchior, Simone, Rita Lee e Fafá de Belém, entre outros. Substituiu a cantora Regina no Trio Esperança, em shows e gravações, durante a gravidez da cantora. Foi também crooner do conjunto de Chiquinho do Acordeon.
Em 1976, foi convidada pela gravadora CBS para lançar um compacto simples com a música Fim de Tarde escrita por Robson Jorge e Mauro Motta. A canção logo alcançou os primeiros lugares das paradas. Todos queriam saber de quem era aquela voz suave e doce. O público jovem se identificou imediatamente com aquela menina de cabelos escorridos, tímida, que lhes derramava versos de amor.
claudinhafoto%20(2) O compacto vendeu mais de 500 mil cópias, o que lhe valeu seu primeiro disco de ouro, além de vários prêmios e participação em vários programas de TV da época. No ano seguinte, Claudia Telles emplacou seu segundo grande sucesso, a também balada romântica Eu Preciso Te Esquecer composta pela dupla da música anterior, Robson Jorge e Mauro Motta. A canção fez parte da trilha sonora da novela "Locomotivas", da Rede Globo.
No fim dos anos 70 gravou outros compactos e um LP, "Miragem". No final da década de 1980, a cantora passou a fazer shows em homenagem a sua mãe, como "Tributo a Sylvinha Telles" e "Saudade da Bossa Nova" - que permaneceram em cartaz em diversas capitais. Nos anos 90, ela distanciou-se do gênero romântico que marcou o início de sua carreira e aproximou-se da  MPB, particularmente da Bossa Nova. Entre outras canções regravadas por Claudinha, estão Dindi e Se Todos Fossem Iguais a Você. A cantora também lançou um CD com músicas de Cartola e Nelson Cavaquinho, um álbum em homenagem a mãe Sylvinha ("Por causa de você"), em 1997, e em 2000 apareceu no mercado com um tributo a Vinícius de Moraes.
Claudia-Telles Em 2009 lançou seu décimo primeiro disco. Trata-se de “Quem Sabe Você”, produzido por Thiago Marques Luiz pela gravadora Lua Music. Com uma sonoridade muito bonita, o álbum, composto por treze faixas mostra uma cantora afinada e de timbre claro que mantém a voz em plena forma.
O trabalho traz além da faixa-título, de autoria de Roberto Menescal e Abel Silva, pérolas da MPB e Bossa Nova, algumas inéditas, garimpadas pela própria Claudinha.

"O importante não é fazer coisas grandes, mas saber ser grande nas coisas que se pode fazer", foi graças a esta mentalidade que Claudia conseguiu ultrapassar inúmeras barreiras, muitas vezes impostas pelo próprio mercado fonográfico.
Bjs

Fonte: http://www.claudiatelles.com.br/

Um comentário:

  1. Oi Daienne, que bom que aprecia o conteúdo do blog. Tentei acessar o seu, mas não consegui. Me passa o endereço para eu tentar novamente, ok?
    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger