sexta-feira, novembro 26, 2010

National Kid

nacional_kid(2) O primeiro herói oriental a fazer sucesso na televisão brasileira foi National Kid, personagem de uma série exibida por aqui nos anos 60 e começo dos 70. Muitos devem se lembrar das aventuras do extra-terrestre que veio do planeta Andrômeda para proteger a Terra de seus inimigos como os Incas Venusianos e os Seres Abissais.
Mantendo a identidade secreta do professor Massao Hata, passou a cuidar de cinco órfãos junto com sua assistente Tyako. As crianças Goro, Yukio, Kura, Mari e Tomohiro, até tentavam ajudar o professor em suas aventuras, agindo como detetives mirins, mas em suas brincadeiras de investigação geralmente o que mais conseguiam era entrar em encrencas e complicar ainda mais a missão do herói. Quando precisavam de ajuda se comunicavam com National Kid usando o rádio da marca National, assim Hata vestia seu uniforme prateado, capacete, máscara, capa e luva e se transformava para salvar todos.
Em suas aventuras contava com a ajuda do delegado Takahura e seu assistente Hisako, além do Doutor Mizuno, um cientista muito amigo de Massao Hata. Além de voar e ser um exímio lutador, o herói possuía ainda uma arma laser desintegradora para combater os mais variados tipos de vilões.
Dois atores protagonizaram o personagem de National Kid: Ichiro Kojima iniciou o seriado, substituído por Shiutaro Tatsumi a partir da história "O Império Subterrâneo".
191_1653-nationalkid A origem do nome do personagem vem da empresa National Co. do Japão, que patrocinou a série. É a mesma empresa que produzia tvs e aparelhos de som no Brasil até os anos 80 e que atualmente é chamada de Panasonic.
Criado a partir dos mangás do desenhista Diji Kazumine, National Kid fez sucesso graças à inventividade de uma narrativa em que a aventura e o suspense eletrizavam, além de apresentar efeitos especiais muito criativos para a precariedade das condições e época. "Kid" enfrenta não apenas inimigos mais surrealistas que a telinha apresentara até então, mas também os mais cruéis de todos.
NationalKid15 Entre os mal-feitores estavam seres alienígenas, como os Incas Venusianos, com orelhas ponteagudas, vestidos em um traje cor preta com a letra Z estampada na camisa, que liderados pela Imperatriz Aura, tripulavam discos voadores e tinham como característica marcante a sua saudação ao Deus deles cruzando os braços e gritando “Awika”.
Governados por Nelkon, o demônio do Reino Abissal, os seres abissais, outros inimigos que National Kid combatia, andavam a bordo do submarino-monstro cujo nome era Celacanto, ou Guilton. Quando este balançava as barbatanas, provocava um terremoto, daí a famosa frase: "Celacanto provoca maremoto".
National Kid ainda enfrentou em sua carreira os seres subterrâneos, comandados por Helltar e Hana, associados ao Dr. Kuroiva e também os Zarrocos do Espaço, seres de narizes finíssinos que comandavam o monstro Giabra.
1fdbcb6d7d288684f97565e227b8a21360c767c6 No total, Nacional Kid protagonizou quatro histórias e 39 episódios. Toda a produção foi realizada de maneira amadora e com recursos limitadíssimos. A começar pelo elenco composto quase que inteiramente de iniciantes e com muitos atores reaproveitados em diferentes personagens. Era comum ver atores que interpretavam personagens fixos fazendo pontas como outro personagem ou até mesmo figuração, incluindo o protagonista Ichiro Kojima que em certo episódio interpretou um coadjuvante.
Para aqueles que têm saudades das emoções causadas pela série, existe a coleção National Kid, lançada pela Focus Filmes, disponível em dois boxes formando um total de 7 DVDs avulsos. Vale a pena assistir, relembrar e passar para outras gerações este trabalho que foi precursor dos heróis japoneses e marcou época.

Preste atenção a seguir na abertura da série que virou cult e em sua canção: Nashionaru Kidô, Kidô. Nashionaru Kidô...
Bjs


5 comentários:

  1. haiushiahs, só cultura! Parabéns pelo blog. Felicidades

    ResponderExcluir
  2. Oi Uotson, obrigada por me acompanhar aqui no blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Fernanda

    Que sensação boa. Lembrar de National Kid me faz sentir muito bem, principalmente pelas boas lições e ensinamentos que o filme trazia para nós ainda crianças. Saudades de tudo isso. Obrigado.

    Raul

    ResponderExcluir
  4. É muito bom mesmo, não Raul? Pena que as crianças de hoje não têm acesso a uma TV de qualidade, com mensagens do bem.
    Continue visitando meu cantinho sempre que possível, ok?

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Galera, Onde se Lê: No total, Nacional Kid protagonizou quatro histórias e 39 episódios.

    Na verdade foram 5 Histórias ou melhor Estórias, sendo elas:

    Os Incas venusianos
    Os seres abissais
    O império sub-terraneo
    Os zarrocos do espaço
    O mistério do garoto espacial

    Estou na caça do nome dos 39 episódios, so consegui ate agora uns 20. abraços.

    Faustus

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger