sexta-feira, julho 08, 2011

O que é Cosplay?

450px-Wikipe-tan_(Cosplay) A palavra Cosplay é abreviação de costume play ou ainda costume roleplay (ambos do inglês) que podem traduzir-se por "representação de personagem a caráter". Refere-se à atividade lúdica praticada por pessoas de todas as idades, mas principalmente por jovens e que consiste em fantasiar-se de algum personagem real ou ficcional baseados em animes, mangás, comics e videojogos, acompanhado da tentativa de interpretá-los na medida do possível. Os participantes dessa atividade chamam-se, por isso, cosplayers.
Originalmente conhecido como masquerade, o primeiro cosplay foi criado pelo americano Forrest J. Ackerman em 1939 durante a primeira Worldcon, Convenção Mundial de Ficção Científica. Ele criou a veste chamada "futurecostume" e,desde então, tornou-se uma prática anual nas Worldcon, com concursos e atrações próprias, e mais tarde estendendo-se aos fãs de fantasia e quadrinhos.
Com o passar do tempo, foi-se tornando uma tradição e um hábito que se espalhou por todos os tipos de convenções, envolvendo séries ou personagens, no qual as pessoas fantasiadas tornaram-se atração principal, em concursos de fantasia e interpretações de cenas dos filmes ou episódios.
R apidamente este evento se infiltrou pelo mundo todo e ganhou força na Comiket, famosa convenção realizada há anos no Japão, onde o termo se popularizou. Nossos amigos japoneses levaram às ruas personagens de livros, mangás ou filmes a fim de homenageá-los, ou até mesmo competir em concursos, embora a finalidade maior é a exposição e o contato social. Um dos principais objetivos desse passatempo é fazer amigos, como muitos participantes declaram.
NTU-cosplay-4No Brasil, a mania se manifestou em convenções de Jornada das Estrelas e RPG no final da década de 1980. Todavia, tal caracterização não era ainda conhecida como cosplay, pois o termo, na época, ainda começava a se difundir no Japão. O ato de se fantasiar não era visto como um passatempo por seus praticantes, manifestando-se nas convenções apenas como um elemento de expressão dos fãs. No final da década de 1990, com a popularidade do anime Cavaleiros do Zodíaco, surgiram as primeiras convenções de anime e mangá no país, fazendo assim essa atividade ressurgir, então com nome e características próprias. No início, as caracterizações eram quase em sua totalidade de personagens de animação, quadrinhos ou jogos japoneses, mas ao longo dos anos outras mídias foram incorporadas pelos fãs, como quadrinhos americanos, filmes ou livros, como por exemplo, Harry Potter ou Piratas do Caribe.

Eu, particularmente, nunca participei de nehuma reunião como estas, mas me fascina a ideia de juntar multidões que têm como objetivo expressar e celebrar a alegria e o amor. Tudo envolto em um visual colorido e lindo.
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger