Estes profissionais lidam com a morte e o trabalho é considerado por alguns um privilégio, já que são poucos que têm a coragem de explorar o corpo de um ser humano morto para preservá-lo como era antes.
A função dos embalsamadores é reconstituir cadáveres humanos e de animais; formolizar e embalsamá-los. Taxidermizam animais vertebrados; preparam esqueletos de animais; confeccionam dioramas, pesquisando característica dos animais e seu habitat. Orientam pessoas em aulas práticas e museus; gerenciam atividades comerciais e acervo científico. Trabalham conforme normas e procedimentos técnicos, de segurança e higiene.
O processo de embalsamamento tem uma história muito longa, que remonta ao processo de mumificação egípcio. Apesar das técnicas utilizadas na época serem muito diferentes das utilizadas hoje, o efeito é o mesmo - preservar o corpo de um indivíduo após a morte.
No caso dos antigos egípcios, eles acreditavam que o espírito retornaria ao corpo após a morte, por isso este deveria permanecer em bom estado. Para preservar os corpos, eles os cobriam em um processo de secagem química chamado natron e, em seguida enrolava-os numa roupa de folhas.
Hoje, o embalsamento é feito através da injeção de produtos químicos diretamente na corrente sanguínea para preservar a aparência do cadáver. As substâncias químicas mais comumente usadas para embalsamamento são formaldeído e etanol. A combinação destes dois produtos químicos é suficiente para preservar o corpo por um certo período de tempo e mantê-lo em bom estado.
A técnica do embalsamento moderno surgiu durante a Guerra Civil Americana , na qual muitos soldados morreram em combate longe de suas famílias. As famílias queriam um funeral de caixão aberto para a despedida de seus entes queridos, sendo aprovado assim o processo a fim de apresentar o corpo o mais próximo possível do normal.
Um dos mais famosos cadáveres embalsamados, hoje, é do líder Vladimir Lênin, da Rússia Comunista, cujo corpo está exposto no mausoléu da Praça Vermelha em Moscou. Curadores no Mausoléu dizem que o corpo está muito bem preservado, e deve durar pelo menos mais cem anos.
Juntamente com os embalsamadores, os maquiadores, realizam um trabalho acima de tudo artesanal. Um conserva o corpo, o outro dá os retoques finais de preparação. Para os embalsamadores requer-se curso de Nível Médio completo e qualificação profissional superior a quatrocentas horas-aula, ministrada por médicos patologistas para formação de pessoal de apoio. O desempenho das atividades requer de um a dois anos de experiência, sob orientação de profissionais experimentados.
Os profissionais são contratados quando trabalham em laboratório. Mas também existem os free lancers " profissionais temporários " mas não são divulgados porque muitas vezes trata-se de trabalhadores clandestinos que não são reconhecidos pelo meio funerário. Um profissional que trabalha com embalsamamento e maquiagem ganha em média entre 2.200 e 3.000 reais por mês e o custo do serviço para os familiares chega a variar de 360 a 1500 reais.
Um técnico de necrópsia trabalha devidamente protegido. Luvas, avental, óculos de visão panorâmica que facilita a visão por todos os ângulos, entre outros fazem parte dos instrumentos que protegem o profissional.
É um trabalho para poucos e, segundo quem atua nesta área existe muito preconceito por parte das pessoas, diriam até um certo nojo, mas trabalhar com o corpo humano é divino e compensa o descaso.
Que trabalho corajoso, não?
Bjs
Fê
Lembre-se que você é uma estrela nascida para brilhar e a missão de toda estrela é iluminar o universo ao seu redor!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Labels
Álbum de Recordações
(9)
As Celebridades antes e depois da Fama
(7)
Brasileiros que são sucesso lá fora
(3)
Caminhos Místicos
(11)
Coleções Apaixonantes
(7)
Curiosidades de todos nós
(11)
Especial
(11)
Filho de Peixe...
(7)
Invenções e Inventores
(9)
Personagens Memoráveis
(5)
Profissões em Extinção
(2)
Profissões Incríveis
(5)
Protagonistas de Recordes
(6)
Retratos do Cinema
(12)
Sósias de Famosos
(4)
Terapias Alternativas
(6)
Um Mundo Fascinante
(11)
Obrigada pela visita no meu blog, Fernanda. O seu também é muito legal. Parabéns!
ResponderExcluirSempre que quiser, passa lá e deixa um recado, tá?
Bjo e boa semana.
Ana Falcão
http://ananareal.blogspot.com/
Oi Ana, obrigada pelo elogio e acompanharei sempre o seu blog, ok?
ResponderExcluirBjs
Fê
Bem, interessante sua postagen,e parabéns pelo nível de escrita e pelas informações que vc deu foram muito precisas.
ResponderExcluirParabéns.
Oi Beatriz.
ResponderExcluirObrigada pelas palavras e continue me acompanhando sempre.
Bjs
Fê
mto bom me ajudou bastante parabens!!!!
ResponderExcluir