sexta-feira, maio 28, 2010

Juiz de Odores

Profissões Incríveis
Nem médico, nem artista, nem padeiro, muito menos professor?
Há atividades e trabalhos que não imaginamos que possam existir. Quais são elas? Como, onde e porque surgiram?
Confira comigo a capacidade que possuem esses homens e mulheres para exercer tais tarefas

Há algum tempo me deparei com o trabalho de uma fotógrafa de Nova Iorque chamada Nancy Rica Schiff e fiquei intrigada com os tipos de atividades retratadas nas fotos.
Fui atrás para saber se o que via tratava-se da realidade ou era puramente um ensaio artístico. Não só confirmei a sua veracidade como me encantei pelo assunto e descobri muitas outras profissões até então inusitadas para mim.
O que mais me fascina é a satisfação das pessoas ao realizar trabalhos tão pouco convencionais. Às vezes a realização profissional se dá por um caminho inesperado.
Com esta pesquisa, na época, percebi e vislumbrei um mundo totalmente diferente do que aquele fechado e restrito em que vivia, muito maior, muito mais rico.

Nas fotos, Nancy procurou captar a personalidade de pessoas comuns que trabalham e que amam seus empregos, apesar de parecerem para muitos, assim como para mim, bizarros. Um trabalho que se destacou e descobri ser muito utilizado nos Estados Unidos é o juiz de odores, ou seja, uma pessoa contratada por um fabricante de desodorante para testar o odor do produto depois de colocado em uso.
Nestas profissões, as mulheres são a escolha do empregador, pois possuem um sentido mais afinado do olfato e portanto, conseguem fazer distinções mais exatas. Elas cheiram axilas todos os dias para obter um resultado mais eficaz na fórmula do desodorante. Definem o composto final do produto, aquele que vai funcionar de acordo com sua finalidade.
Para se trabalhar no departamento de odor é necessário não só ter o olfato apurado e sensível, mas também uma boa memória. É requisito ainda, ter grande conhecimento das combinações químicas.
Betty Lyons começou sua carreira há trinta e cinco anos atrás. Passou por um treinamento de um ano e ainda é mensalmente testada para medir sua acuidade. Os odores são julgados numa escala de um a dez e são repetidos exaustivamente.
Julgadores de odores são comuns em pesquisas de empresas que produzem produtos para higiene pessoal. Elas contratam voluntários para testar a eficácia do produto.
Como é um trabalho que envolve produtos químicos, existe a possibilidade de alergias ou intoxicação ao inalar alguma substância, por isso, Betty diz que a remuneração é vantajosa, mas não revela o salário.

Não é interessante quando saímos de nosso mundinho e vislumbramos novas vidas, novas oportunidades, novas viagens?
E você, conhece alguma profissão que a maioria de nós nunca ouviu falar? Realiza um trabalho para poucos?
Eu adoraria ouvir o que você tem a dizer. Entre em contato.

Cada vez mais me apaixono por essas pessoas que marcham ao som de um tambor diferente!
Bjs
BlogBlogs.Com.Br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger