segunda-feira, outubro 04, 2010

As mortes de Bruce e Brandon Lee

Quando uma celebridade morre de repente, jovem e no auge de uma carreira promissora, os boatos e especulações são muitos em torno do verdadeiro motivo desta morte. Imaginem então dois membros da mesma família, morrerem dessa forma em datas diferentes.
Foi o que aconteceu com o ícone das artes marciais Bruce Lee e 20 anos depois com seu filho, o ator Brandon Lee. Apesar de esclarecidas as causas de ambas as mortes, rumores de uma maldição sobre a família Lee surgiram. Alguns acreditam na teoria de que Bruce havia sido envenenado pelas Tríades, a máfia chinesa, outros que um cabal secreto de mestres de artes marciais matou Lee por ter revelado muitos segredos. Assassinato pelos mesmos inimigos do pai também foi cogitado no caso de Brandon que foi morto em um acidente estranho durante as filmagens de O Corvo (The Crow).
Em 1973, depois de estrelar filmes que ficaram famosos no mundo todo, Bruce Lee tentava conquistar o cinema norte-americano produzindo o filme O Jogo da Morte (Game of Death) que prometia muita bilheteria e não apenas isso, pois tentava convencer cineastas e empresas do cinema nos Estados Unidos que seu trabalho tinha mais do que qualidade havia arte e talento. O filme estava sendo rodado na cidade de Hong-Kong.
Lee estava filmando uma das cenas de luta exaustivamente, pois era extremamente perfeccionista, e seus golpes teriam de ser na seqüência pretendida e de acordo com seu interesse. Se a série de golpes não estivesse de acordo, era rodada novamente. O local da filmagem era um ambiente abafado e, por conta dos holofotes, a temperatura superava facilmente a média de 45 C. Ao deixar o ambiente, depois da gravação e abrir a porta para a saída, sofreu um choque térmico, levando uma brisa em torno de 25 C. Ele começou a sentir uma forte dor de cabeça.
Bruce e Raymond Chow foram direto à casa de Betty Ting Pey para discutir as filmagens, mas Bruce alegou estar com dores de cabeça e toma um remédio oferecido por Betty. Bruce vai então deitar para descansar. Raymond Chow sai para jantar e diz para Betty e Bruce o encontrarem mais tarde. Às 21:00h, Betty liga para Raymond explicando que tentou acordar Bruce, mas ele não se movia. Betty chama o médico, que não consegue reanimar Bruce.
Ele é levado para o hospital, onde é declarada sua morte. Bruce Lee morreu aos 32 anos e a autópsia comprovou que sua morte foi causada por edema cerebral, um inchaço no cérebro, que ocasionou o derrame devido a uma alérgica ao remédio tomado.
Brandon tinha nessa época 9 anos e desde então teve que lidar com a perda do pai que lhe iniciara nas artes marciais e lhe influenciara em sua escolha da profissão de ator. Seu desejo era se tornar um grande lutador e ator como ele.
Anos mais tarde tudo caminhava para a realização de seu desejo e depois de alguns trabalhos no cinema, Brandon recebeu a proposta de participar do filme O Corvo (The Crow). Brandon estava convencido que finalmente conseguiria o que tanto procurava: um papel no qual poderia mostrar todas as suas qualidades de bom ator, graças aquele personagem amargurado e intenso chamado Eric Draven.
Uma das últimas cenas a serem gravadas era exatamente a cena da morte de Eric Draven, na qual os atores que faziam os papéis de vilões o seguraram pelos braços e o ergueram de joelhos, de costas para Michael Massee (que faz o papel de Funboy), e esse lhe desferiu três tiros nas costas.
Mas, sem que ninguém da equipe soubesse, uma das balas do tambor do revólver estava carregada com pólvora ao invés do festim, que é usado nesses casos. A bala acertou Brandon que caiu no chão sangrando.
A equipe continuou filmando e só após alguns minutos, devido ao excesso de sangue em cena, percebeu que Brandon não estava atuando, mas sim havia sido ferido de verdade.
Brandon foi levado às pressas para um hospital. A bala havia se alojado em seu abdômen próximo a uma de suas vértebras e perfurado vários órgãos. Brandon Lee não resistiu ao ferimento e morreu aos 29 anos de idade.

Muito misteriosas mesmo essas duas mortes e os esclarecimentos a respeito não satisfazem os fãs que ficaram chocados e ainda sentem falta desses dois talentos do cinema mundial.
Bjs

5 comentários:

  1. "O Corvo" é um clássico, e não apenas pela morte de Lee, mas pelo tema assustadoramente pertinente à especie de "maldição" que cerca esta família. Talento, superação e morte: o arquétipo do herói trágico. Pai e filho compartilhando o mesmo destino. O corvo é um animal incrivelmente pertinente à ficção na tela e à realidade fora dela.
    Bruce e Brandon partiram cedo mas deixaram uma marca - e um vazio - eternos.
    Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Claudinha.
    Apareça sempre!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. é revoltante essa morte do brandon lee,com certeza foi assassinato,assim como o pai,

    ResponderExcluir
  4. Bruce revelou muitos segredos das artes marciais e isso se tornou inevitavel não tenho mais nada a dizer!

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger