quarta-feira, outubro 13, 2010

O homem mais alto do mundo

New Tallest Man World Visits London First EPkVya3bik7l Eleito novamente pelo Guinnes World Records como o homem mais alto do mundo de 2011, o turco Sultan Kosen ainda detém o título do jovem com as maiores mãos medindo 27,5 centímetros de comprimento e os maiores pés com 36,5 centímetros.
O jovem Sultan reina supremo como homem vivo mais alto do mundo medindo 2,46,5 cm.
O editor-chefe do Guinness, Craig Glenday viajou à Turquia para validar pessoalmente a altura de Kosen, sob normas do regulamento, medindo-o três vezes ao dia, pois os corpos podem se expandir e encolher durante diferentes horas do dia.
Sultan Koser nasceu no dia 10 de dezembro de 1982, em Kiziltepe Kyú, na província de Mardin, leste da Turquia. Na adolescência sua altura o eximiu do serviço militar, mas atraiu a atenção de olheiros do time de basquete Galatasaray. Kosen foi contratado, porém se provou inábil e nunca entrou na quadra.
Seu crescimento além do normal se deu a partir dos 10 anos de idade por causa de um tumor que fez com que fosse liberado hormônio do crescimento de sua glândula pituitária. Felizmente o tumor foi retirado com sucesso em 2008 e o crescimento exagerado estancado.
world_s_tallest_man Kösen vive com seus pais, três irmãos e uma irmã, todos de estatura normal. Ele foi incapaz de completar a sua escolaridade por causa da altura e trabalha a tempo parcial como agricultor. O rapaz de 27 anos afirma que tem dificuldades em andar e por isso se apóia em bengalas.
Apesar do seu tamanho, o turco tem o mesmo desejo que todos os rapazes da sua idade: conhecer o amor da sua vida e formar uma família.
Kosen assegura que o reconhecimento significou "a realização de um sonho". Além disso, lhe permitiu viajar e conhecer países e pessoas muito diferentes.

O homem mais alto de todos os tempos
Ele talvez seja o recordista mais famoso da história do GWR. Robert Pershing Wadlow dos Estados Unidos foi o homem mais alto já registrado, com 2,72m – e 199 Kg de peso. As mãos de Wadlow (não por acaso as maiores mãos já medidas) tinham 32,3 cm do pulso à ponta do dedo médio – ele usava um anel de número 25. Esse homem notável também tinha os maiores pés do mundo, com 47 cm de comprimento: usava sapatos tamanho 37AA nos Estados Unidos (algo entre 70 e 73 no Brasil)!
Indiretamente, foram os pés enormes que causaram o falecimento prematuro de Wadlow. Após uma série de aparições em público, ele desenvolveu um calo no pé esquerdo, que infeccionou. Sua saúde piorou muito, e o Wadlow morreu dormindo em 15 de julho de 1940 com apenas 22 anos.

Fico me imaginando ao lado de figuras tão gigantescas. Eu, com a exuberante altura de 1,60 centímetros, não conseguiria nem enxergar o rosto dos dito cujos e vice e versa. Oh my God!
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger