quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Boy George

boy_george3 boy_george_2007O cantor, compositor e DJ britânico George Alan O’Dowd, conhecido pelo nome artístico de Boy George, nasceu em Londres em 14 de junho de 1961. Fã de David Bowie e do vocalista Marc Bolan do T-Rex, Boy George começou a causar polêmica desde cedo por seu visual andrógino.
No final dos anos 70 trabalhava como DJ nos clubes londrinos até conhecer Malcolm McLaren e com ele formar o grupo Bow Wow Wow, saindo pouco depois. Em 1982 formou com o baixista Michael Craig o grupo In Praise of Lemmings, que mudou para Sex Gang Children até a banda ser acusada de fazer apologia à pedofilia e o nome ter que mudar novamente, desta vez e definitivamente para Culture Club que se tornaria um ícone da onda “pop new romantic” com seu figurino e makes exóticos.
A banda assinou contrato com a Virgin e lançou o primeiro single em 1982, “White Boy”, seguido por “I’m Afraid Of Me”. Mas foi com “Do You Really Want To Hurt Me” que o grupo ganhou popularidade. O primeiro álbum, “Kissing to Be Clever” se tornou rapidamente um sucesso e emplacou vários hits no mundo inteiro, principalmente na Europa e noBoy Georges Estados Unidos.
Foi um dos cantores homossexuais mais famosos e excêntricos da década de 80 à frente do Culture Club e do movimento new wave. Apesar do êxito, a banda se desfez depois de quatro anos pelos constantes envolvimentos em escândalos e drogas.
Boy voltou à cena em 1987, lançando o álbum “Sold”, agora em carreira solo. Depois vieram “Tense Nervous Headache” (1988) e “Boyfriend” (1989). Este último acabou sendo lançado somente na Europa e, assim como o álbum do ano anterior, não obteve sucesso.
O artista criou seu próprio selo, More Protein, e em 1993 estourou o hit “The Crying Game”, produzido pelo Pet Shop Boys e que entrou na trilha sonora do filme “Traídos pelo Desejo”.
Em 1995, Boy George se apresentou pela primeira vez no Brasil, fazendo show em São Paulo e no Rio de Janeiro, divulgando seu disco “Cheapness and Beauty”. Nesse mesmo ano lançou seu primeiro livro, a autobiografia "Take it Like A Man", que se tornou um best seller na Inglaterra e nos Estados Unidos. Em 2005, foi lançada sua segunda autobiografia, intitulada "Straight". Neste livro ele relata fatos e histórias ocorridas nos bastidores do Culture Club e até mesmo em sua vida pessoal, como o episódio em que se envolveu com garotos menores de idade em um motel na Califórnia.
20090511151315-news-boy-george-110509 Em 2001, lançou o livro chamado "Karma Cook", no qual ensina receitas macrobióticas, dieta que passou a seguir após abandonar a dependência das drogas.
Passou a integrar o elenco do musical "Taboo", em 2002, peça teatral que retrata a época do New Romantic, fala sobre o estilista australiano Leigh Bowery e, sobre a carreira de Boy George nesta época. A peça conta com trilha sonora composta pelo próprio Boy George, além de reunir algumas canções do Culture Club e da carreira solo do cantor.
Sua vida sempre esteve envolvida em grande drama, assim como seu visual pra lá de extravagante. Ele é um transgressor assumido, um camaleão nato que usa e abusa de suas produções.

Neste mês vem mais uma vez ao Brasil para um show em que promete cantar sucessos antigos e também do novo disco, Ordinary Alien.
É esperar para ver.
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger