terça-feira, fevereiro 22, 2011

Martin Strel e seus recordes

martin-strel-1 "Nadando pela paz, mas também alcançando o impossível"! Esse é o slogan que o nadador maratonista Martin Strel usa em suas façanhas. Martin Strel é o nadador de longa distância mais conhecido do mundo pelos desafios que enfrenta ao atravessar a extensão de vários rios em países diferentes.
Ele nasceu em 01 outubro de 1954 em Mokronog, Eslovênia e começou a nadar aos 6 anos de idade. Atualmente possui quatro recordes mundiais em longas distâncias no currículo registrados pelo Guinness World Records ao nadar toda a extensão do rio Amazonas, o rio Yangtze, o rio Mississipi e rio Danúbio.
Atravessar um rio requer um preparo excepcional, além de muita coragem para enfrentar os perigos que existem. "Você tem que treinar muito, duas vezes por dia de natação, cross country, ginástica, caminhadas", explica. O trabalho com a mente também é importantíssimo neste caso.
Quando resolveu se aventurar pelo rio Amazonas partindo de sua nascente, no Peru, Strel percorreu mais de 5.000 quilômetros até Belém. Vestindo apenas um wetsuit, nadadeiras e uma máscara improvisada para proteger do sol, se deparou com despenhadeiros de rochas, redemoinhos, ondas, queimaduras de sol, tempestades, sem falar em animais como jacarés, piranhas, formigas e cobras, entre outros. Correu o risco de se infectar com parasitas, amebas estomacais e mosquitos.
Martin e sua equipe,tiveram que usar de bastante criatividade para transpor as dificuldades pelo caminho. Com menos de cinco horas de sono por dia, ele nadou uma média de 52 quilômetros todo dia.
Sua jornada, que ocorreu em 2007, terminou no prazo de 66 dias e segundo Martin, foi dedicada à preservação da floresta, à conscientização do Mal de Alzheimer e à promoção da telemedicina, como valiosa ferramenta para levar a medicina moderna para áreas remotas.
martin-strel-2 É claro que ao final de cada viagem sua saúde está em estado deplorável, um misto de exaustão física e mental, exigindo um atendimento médico urgente e muito tempo para se recuperar.
Uma vez em forma novamente, este homem de 56 anos já se prepara para o próximo desafio que é conquistar o rio Colorado no Grand Canyon. Segundo Strel, é um rio muito perigoso porque é tem muitas corredeiras e não é próprio para nadar. A travessia está marcada para começar em maio deste ano e espero que seja um sucesso como todas até agora.

Será que a busca por transpor barreiras cada vez maiores tornam este homem insano?
Eu não diria isso. Acredito ser ele um homem feliz que acredita no que faz e qual o objetivo que quer atingir.
Seria muito bom se existissem mais homens como este, não?
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger