quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Um dos maiores cientistas do mundo é brasileiro

nicolelis_cerebro Miguel Angelo Laporta Nicolelis nasceu em São Paulo em 7 de março de 1961. Filho do juiz Miguel Nicolelis e da escritora Giselda Laporta Nicolelis, foi considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo no começo da década passada, segundo a revista "Scientific American”.
Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Nicolelis é o primeiro cientista a receber da instituição americana no mesmo ano o Pioneer e o Transformative R01 e o primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista Science.
Nicolelis se formou em medicina na Universidasde de São Paulo, na mesma instituição cursou o doutorado em Fisiologia Geral. Com atuação genial no campo da Neurociência, o brasileiro foi convidado a trabalhar na Universidade de Duke na Carolina do Norte – Estados Unidos, onde obteve apoio irrestrito para suas pesquisas. Lá, lidera um grupo de pesquisadores da área de Neurociência, no campo de fisiologia de órgãos e sistemas, na tentativa de integrar o cérebro humano com máquinas (neuropróteses ou interfaces cérebro-máquina).
O objetivo das pesquisas é desenvolver próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal. Nicolelis e sua equipe foram responsáveis pela descoberta de um sistema que possibilita a criação de braços robóticos controlados por meio de sinais cerebrais. O trabalho está na lista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) sobre as tecnologias que vão mudar o mundo.
Nicolelis também concebeu e lidera o projeto do Instituto Internacional de Neurociências de Natal, na capital do Rio Grande do Norte. Em Natal, uma das linhas de pesquisa de Nicolelis visa caracterizar a resposta tecidual ao implante dos mesmos eletrodos utilizados nas pesquisas que são desenvolvidas em seu laboratório na Universidade Duke.
As descobertas do brasileiro na área da Neurociência são consideradas um grande salto para a ciência e têm como objetivo fazer com que paraplégicos voltem a andar. Além disso, suas pesquisas levarão à construção de um robô para ser enviado à Marte. De lá ele enviará sinais para a Terra e a pessoa a ele conectado vai experimentar na própria pele sensações reais de como é estar na superfície deste planeta.
Outra possibilidade que se abre com suas pesquisas é descobrir os mecanismos elétricos do cérebro para determinar a saciedade, podendo no futuro, contribuir para o controle da obesidade.
A equipe de Nicolelis também descobriu através de experimentos com cobaias, as bases neurais da instalação do Mal de Parkinson, fato inédito na medicina mundial.

Este torcedor fanático pelo Palmeiras, como ele mesmo afirma, é um gênio que abriu e vem abrindo muitas portas para soluções que antes pareciam tão distantes de nós.
Que ele continue brilhando e mostrando para o mundo todo do que o brasileiro é capaz.
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger