A ocupação do limpador de chaminés é considerada uma das mais antigas do mundo, pois chaminés existem há muito tempo. Nos séculos XV e XVI na Europa Ocidental, com o aumento da população urbana, o número de casas com chaminés cresceu aceleradamente e a função do limpador de chaminés era muito procurada e respeitada.
Hoje o limpador de chaminés ainda se mantém como uma profissão próspera em muitas partes do mundo. Além de fazer a limpeza e manutenção das chaminés, o profissional é solicitado para implantar girândolas na saída das chaminés que são essenciais para aumentar a eficácia da extração de fumaça e para evitar a entrada de vento, poeiras e outros obstáculos à ventilação.
A escova padrão ainda é utilizada, juntamente com as ferramentas mais modernas como aspiradores industriais de alta potência.
É fundamental que o profissional que limpa chaminés use seus conhecimentos para ajudar a prevenir acidentes e incêndios relacionados com fogões à lenha, sistemas de aquecimento a gás, lareiras, sistemas de aquecimento a carvão, sistemas de aquecimento a óleo, além de dar assistência e manutenção às chaminés.
O trabalho consiste em proceder à inspeção da chaminé, antes da limpeza, proteger a área circundante para que a fuligem e os restos não escapem para os cômodos da casa, remover a sujeira usando escovas, pincéis e aspirador.
Utilizando equipamentos como geradores de fumaça e câmeras de vigilância para examinar a condição das chaminés, aparelhos e tubos, o profissional aconselha o cliente sobre todos os perigos potenciais e falhas e quando deve repetir a limpeza. No geral, as chaminés devem ser limpas de dois em dois anos, mas tudo vai depender das condições e do uso.
Muitos têm seu próprio negócio ou são contratados por empresas em sistema terceirizado. Eles precisam estar em boa forma física, pois o trabalho requer um grande esforço. Não é uma boa opção de carreira para aquele que não gosta de ficar sujo ou empoeirado, embora usem roupas de proteção e máscaras.
Na literatura vitoriana, o limpador de chaminés é retratado frequentemente como brutal, duro e miserável, mas para Gina Somerton de Wells, uma profissional feminina da Grã Bretanha, o trabalho é puro êxtase. Foi sem querer que abraçou a profissão, mas depois de ser garçonete, vendedora e criado seus filhos aos trancos e barrancos, encontrou a oportunidade de sua vida.
Ela estava limpando sua própria chaminé e um amigo perguntou se não poderia limpar a dele. Foi assim que tudo começou, mesmo com a descrença de alguns, hoje ela tem a sua própria empresa e não pára um minuto.
“Eu amo meu trabalho, com ele conheço diferentes pessoas e me divirto muito. Também posso adequar o meu horário para poder me dedicar aos meus filhos e nunca estou infeliz indo trabalhar em uma manhã de segunda-feira.”
É, fazer as coisas com amor torna a vida mais prazerosa e feliz!
Bjs
Fê
Lembre-se que você é uma estrela nascida para brilhar e a missão de toda estrela é iluminar o universo ao seu redor!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Labels
Álbum de Recordações
(9)
As Celebridades antes e depois da Fama
(7)
Brasileiros que são sucesso lá fora
(3)
Caminhos Místicos
(11)
Coleções Apaixonantes
(7)
Curiosidades de todos nós
(11)
Especial
(11)
Filho de Peixe...
(7)
Invenções e Inventores
(9)
Personagens Memoráveis
(5)
Profissões em Extinção
(2)
Profissões Incríveis
(5)
Protagonistas de Recordes
(6)
Retratos do Cinema
(12)
Sósias de Famosos
(4)
Terapias Alternativas
(6)
Um Mundo Fascinante
(11)
Oi Fê !!!, achei super interessante o post, à meu ver essa profissão apresenta um certo perigo, muita fumaça, a pessoa pode ficar presa dentro da chaminé, mas acho que também deve ser compensatória, só de passar um tempo à mais com a família já vale a pena, querida uma semana sensacional p/ vc, bjkas, ;)... ♥!!!
ResponderExcluirOi querida, é como vc falou, a profissão tem seu grau de risco, mas muitas profissões têm, não é mesmo?
ResponderExcluirUma ótima semana para vc tb!!!
Bjs
Fê