segunda-feira, setembro 27, 2010

Limpadores de Chaminés

Chimney_sweep_modern A ocupação do limpador de chaminés é considerada uma das mais antigas do mundo, pois chaminés existem há muito tempo. Nos séculos XV e XVI na Europa Ocidental, com o aumento da população urbana, o número de casas com chaminés cresceu aceleradamente e a função do limpador de chaminés era muito procurada e respeitada.
Hoje o limpador de chaminés ainda se mantém como uma profissão próspera em muitas partes do mundo. Além de fazer a limpeza e manutenção das chaminés, o profissional é solicitado para implantar girândolas na saída das chaminés que são essenciais para aumentar a eficácia da extração de fumaça e para evitar a entrada de vento, poeiras e outros obstáculos à ventilação.
A escova padrão ainda é utilizada, juntamente com as ferramentas mais modernas como aspiradores industriais de alta potência.
É fundamental que o profissional que limpa chaminés use seus conhecimentos para ajudar a prevenir acidentes e incêndios relacionados com fogões à lenha, sistemas de aquecimento a gás, lareiras, sistemas de aquecimento a carvão, sistemas de aquecimento a óleo, além de dar assistência e manutenção às chaminés.
O trabalho consiste em proceder à inspeção da chaminé, antes da limpeza, proteger a área circundante para que a fuligem e os restos não escapem para os cômodos da casa, remover a sujeira usando escovas, pincéis e aspirador.
Utilizando equipamentos como geradores de fumaça e câmeras de vigilância para examinar a condição das chaminés, aparelhos e tubos, o profissional aconselha o cliente sobre todos os perigos potenciais e falhas e quando deve repetir a limpeza. No geral, as chaminés devem ser limpas de dois em dois anos, mas tudo vai depender das condições e do uso.
Muitos têm seu próprio negócio ou são contratados por empresas em sistema terceirizado. Eles precisam estar em boa forma física, pois o trabalho requer um grande esforço. Não é uma boa opção de carreira para aquele que não gosta de ficar sujo ou empoeirado, embora usem roupas de proteção e máscaras.
walshp20100915075646 Na literatura vitoriana, o limpador de chaminés é retratado frequentemente como brutal, duro e miserável, mas para Gina Somerton de Wells, uma profissional feminina da Grã Bretanha, o trabalho é puro êxtase. Foi sem querer que abraçou a profissão, mas depois de ser garçonete, vendedora e criado seus filhos aos trancos e barrancos, encontrou a oportunidade de sua vida.
Ela estava limpando sua própria chaminé e um amigo perguntou se não poderia limpar a dele. Foi assim que tudo começou, mesmo com a descrença de alguns, hoje ela tem a sua própria empresa e não pára um minuto.
“Eu amo meu trabalho, com ele conheço diferentes pessoas e me divirto muito. Também posso adequar o meu horário para poder me dedicar aos meus filhos e nunca estou infeliz indo trabalhar em uma manhã de segunda-feira.”

É, fazer as coisas com amor torna a vida mais prazerosa e feliz!
Bjs

2 comentários:

  1. Oi Fê !!!, achei super interessante o post, à meu ver essa profissão apresenta um certo perigo, muita fumaça, a pessoa pode ficar presa dentro da chaminé, mas acho que também deve ser compensatória, só de passar um tempo à mais com a família já vale a pena, querida uma semana sensacional p/ vc, bjkas, ;)... ♥!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, é como vc falou, a profissão tem seu grau de risco, mas muitas profissões têm, não é mesmo?
    Uma ótima semana para vc tb!!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger