quarta-feira, setembro 15, 2010

Os Mistérios de Stonehenge parte 3

v0_master Não é de hoje que Stonehenge atrai a atenção de arqueólogos e pesquisadores que examinam o local em busca de respostas para o verdadeiro propósito deste monumento pré-histórico.
Ao longo dos anos muitas escavações, restaurações e descobertas foram feitas e, como já vimos, várias são as teorias a respeito de sua construção e finalidade para o homem da época.
O trabalho mais recente é o do arqueólogo britânico Mike Parker Pearson com o projeto Stonehenge Riverside Project, uma série de escavações realizadas entre 2003 e 2008.
Este projeto envolve uma quantidade substancial de trabalho de campo e investiga principalmente outros monumentos na região e sua relação com as pedras de Stonehenge.
O arqueólogo lançou uma teoria revolucionária a respeito do monumento. Segundo ele, o local é o centro de um dos maiores complexos religiosos pré-históricos do mundo. A sua equipe encontrou provas surpreendentes que embasam uma nova interpretação de Stonehenge e das pessoas que o construíram.
bluestonehenge-aerial-excavation-bluehenge400 A poucos quilômetros dali, a equipe descobriu a primeira evidência de que existiu ali um povoado há 4.500 anos com pelo menos 300 casas. Situado em Durrington Walls, perto de Salisbury é o maior assentamento da Idade da Pedra no norte da Europa. As casas são datadas de 2600-2500 aC, no mesmo período em que Stonehenge foi construído. Um dos fatos que leva os arqueólogos a concluir que as pessoas que moravam nas casas de Durrington Walls foram responsáveis pela construção de Stonehenge.
No centro estão as ruínas de um misterioso segundo círculo. As escavações e os testes de carbono revelaram que esse monumento perdido era, na verdade, uma réplica aproximada de Stonehenge, mas feito de madeira, e que os dois círculos foram erguidos ao mesmo tempo.
Enquanto investigam como os dois podem estar relacionados, os arqueólogos já fizeram outra descoberta: havia uma avenida imponente com 30 metros de largura feita de sílex prensado, saindo do segundo círculo de madeira de Durrington Walls, é a única via desse tipo encontrada na Inglaterra e segue diretamente para o rio Avstonehenge21on, localizado nas proximidades.
Houve outras descobertas mais impressionantes. Fossas cheias de ossos de animais dão pistas sobre a vida do antigo povo que construiu Stonehenge. Escavações para pilares encontradas numa colina acima do rio podem fornecer novas idéias sobre a forma como eles tratavam os mortos e o papel que o grande círculo de pedra tinha nos rituais.
O professor Parker Pearson acredita que Stonehenge e Durrington Walls estavam intimamente ligados. Ele acredita que em Durrington o objetivo era celebrar a vida e depositar os mortos no rio para o transporte para a vida após a morte, enquanto que Stonehenge era um memorial e descanso final para alguns dos mortos.
Para ele a descoberta de Durrington Walls lança luz sobre o verdadeiro propósito de Stonehenge e mostra que não era um monumento isolado, mas parte de um complexo religioso muito maior usado para rituais funerários.
Muitos estudos ainda serão feitos no local e muitas descobertas podem estar por vir, mas nada foi comprovado como verdadeiro na história deste misterioso lugar.

Stonehenge nos deixa com muitas dúvidas, algumas suposições, e poucas certezas.
Porque trouxeram pedras tão imensas e pesadas de tão longe, exatamente para aquele lugar?
Quem de fato construiu o monumento e por que? Sozinhos ou tiveram ajuda de alguma outra civilização?
Que civilizações eram estas, que já na pré-história tinham conhecimentos tão profundos de astronomia, engenharia, e matemática?
Teria sido Stonehenge realmente construído com ajuda de povos vindos de outros planetas, ou isto tudo não passa de ficção?
Bjs

9 comentários:

  1. Fernanda é sem dúvida um lugar místico, com todos os ingredientes para atrair investigadores e não só.
    Se me permite a observação, na etiqueta vermelha do lado esquerdo do seu blogue, é para aparecer a data. Se for a definições,de seguida formatação e alterar conforme lhe vou explicar, os seus posts passam a fcar datados.

    Aqui vai então para o caso de lhe interessar:

    Formato do cabeçalho da data - Quinta Feira, Setembro 16, 2010

    Formato da data do índice de arquivos - Setembro 2010

    Formato de data e hora - Quinta Feira, Setembro 16, 2010

    Beijinhos,
    Ana Martins
    Ave Sem Asas

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, muito obrigada pela dica. Já pus em prática e ficou perfeito.
    Vc sabe, marinheiro de primeira viagem...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernanda ! Que matéria incrível !
    Realmente é um lugar enigmático que sempre nos atrairá para descobrir seus mistérios. Achei muito interessante as informações sobre cultos religiosos e rituais funerários, eu não tinha conhecimento disso.
    Obrigada pela sua presença em meu blog, seja muito bem vinda !
    Estou seguindo o seu para receber as atualizações fresquinhas !
    Grande abraço !

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Sam.
    Seja bem vinda ao meu cantinho!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Fernanda querida!
    Também venho ao seu cantinho para retribuir sua visita ao meu.
    Não conhecia os mistérios de Stonehenge. Graças a você, minha vontade ascendeu. Rs. Virei "seguidora". Beijo enorme! Domênica

    ResponderExcluir
  6. Oi Domênica, tudo bem?
    Seja muito bem vinda!!! Com certeza trocaremos muitas informações.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Estou amando essas descobertas, parabéns um magnífico texto. Pra mim fica a surpresa dos conhecimentos de nossos ancestrais e como tantos as mesmas perguntas que vc coloca no final. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Fernanda!
    Grato pela visita ao meu blog, minha amiga. Você é muito gentil!
    Quanto a este blog, ele esta ótimo; limpo, estruturado, com ótimos textos!
    Parabéns.
    Vou procurar passar por aqui com frequencia.
    Bjs.
    Paulo

    ResponderExcluir
  9. Oi Paulo, obrigada pelos elogios e seja muito bem vindo ao meu cantinho.
    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger