Tudo que se refere ao Japão acho fascinante, pois é um país tão diferente do nosso em todos os sentidos. Adoro mergulhar nessa cultura tão rica e cheia de peculiaridades.
Uma das minhas maiores curiosidades se refere ao Sumô, esporte nascido neste país, mas que tanto agrada a todos no mundo inteiro. Fui buscar explicações para muitas dúvidas que tinha sobre o assunto e veja só o que descobri.
O Sumô, com cerca de 2.000 anos de história, é considerado o esporte nacional do Japão. É, também, o mais popular do país. Os campeonatos atraem multidões aos ginásios, as emissoras de TV transmitem as lutas ao vivo, e jornais rádios e televisão dedicam amplos espaços nos noticiários. Os lutadores são alvos de grande admiração e respeito por toda a população.
A origem do Sumô confunde-se com a origem mitológica do Japão. Há uma lenda que nos tempos míticos, os deuses lutavam entre si. O Sumô não era apenas um esporte, mas uma forma de prever se as colheitas seriam boas através das intenções dos deuses.
A luta envolve dois lutadores rikishi que entram em combate em uma plataforma quadrada feita de barro, com 16,2 metros de área. Dentro dessa plataforma temos o ring dohyō em forma circular de 4,5 metros de diâmetro, preenchido com fardos de palha de arroz, no qual a luta ocorre. Suspenso sobre a plataforma, um telhado que lembra a arquitetura de um templo xintoista. O vencedor será aquele que derrubar o adversário para fora do ringue.
Das muitas atividades que sofreram pouca adaptação ao longo dos séculos, o Sumô guarda as suas tradições, como a roupa e os penteados usados pelos lutadores. Os lutadores usam apenas um cinto feito de seda, o mawashi com o objetivo de demonstrar que a luta é feita sem armas, de "mãos limpas e serve tanto para proteger as partes intimas quanto para ser agarrada para efetuar golpes. Preso ao cinto está o sagari, adorno que pode ser inclusive puxado pelos contendores durante o embate.
Os lutadores usam um penteado que prende o cabelo com um nó e para os de categoria mais elevada, o nó pode ter a aparência de uma folha de árvore gingko.
Ao contrário do que todo mundo pensa, o atleta não precisa ser gordo para praticar Sumô, porém como o objetivo da luta é desequilibrar o oponente para que ele encoste uma parte do corpo no chão (além do pé), ou empurrar o adversário para que ele saia do ringue, um atleta mais pesado é mais difícil de ser batido do que os magros. Os lutadores têm em média, 1m85 e 148 kg – alguns chegam a pesar quase 200 kg. Contudo, altura e peso não são determinantes para a vitória. Os lutadores sabem disso e passam várias horas do dia treinando.
Interessante, não? Aguarde a sequência deste post que conta mais um pouco sobre este esporte.
Bjs
Fê
Lembre-se que você é uma estrela nascida para brilhar e a missão de toda estrela é iluminar o universo ao seu redor!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Labels
Álbum de Recordações
(9)
As Celebridades antes e depois da Fama
(7)
Brasileiros que são sucesso lá fora
(3)
Caminhos Místicos
(11)
Coleções Apaixonantes
(7)
Curiosidades de todos nós
(11)
Especial
(11)
Filho de Peixe...
(7)
Invenções e Inventores
(9)
Personagens Memoráveis
(5)
Profissões em Extinção
(2)
Profissões Incríveis
(5)
Protagonistas de Recordes
(6)
Retratos do Cinema
(12)
Sósias de Famosos
(4)
Terapias Alternativas
(6)
Um Mundo Fascinante
(11)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui um comentário