segunda-feira, novembro 08, 2010

Cromoterapia

cromoterapia A Cromoterapia é a ciência que utiliza a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções.
O ser humano e a natureza necessitam da luz do sol para viverem. Sem luz não há vida e dessa maneira, o homem e a natureza recebem a luz solar e esta se decompõe em sete raios principais que são distribuídos por todo o nosso corpo, físico e energético. Se houver desequilíbrio dessas cores, as doenças refletem-se no nosso corpo físico e nos abate.

Várias foram as civilizações antigas, como a egípcia, a grega, a indiana, a chinesa e outras que fizeram uso das cores para tratamento de saúde.
Na China e na Índia a cor era mais relacionada à Mitologia e à Astrologia. Na Grécia muitos filósofos-médicos foram absorver o conhecimento da ciência médica na fonte egípcia, com os sacerdotes-médicos.
A Cromoterapia está intimamente ligada ao antigo Egito assim como a própria Medicina. Podemos dizer que a Cromoterapia nasceu no antigo Egito; adormeceu milênios; e ressurge como uma Medicina-energética.
Os adeptos da Cromoterapia entendem que cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica. O cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe, no século XVIII,  pesquisou durante cerca de 40 anos as cores e descobriu que o  vermelho tem propriedade estimulante no organismo, o azul acalma, o amarelo provoca sensações de alegria, e o verde é repousante. Esses efeitos são mais ou menos intensos, dependendo da tonalidade usada.
A Cromoterapia do século XXI utiliza-se de tecnologia, e é baseada nas sete cores do espectro solar: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta; e cada cor tem uma vibração específica, atuando desde o nível físico até os mais sutis. Para cada pessoa deverá ser feita uma sensibilização diferente, pois a cor deverá combinar com as cores dessa pessoa. Não há cor melhor ou pior, mais nobre ou menos nobre, o que pode haver é a cor errada para determinado momento.
O Cromoterapeuta deve ter formação e visão holística e a sensibilidade desenvolvida para utilizar as cores da forma adequada, ativando as energias que estão deficitárias, ajudando na recuperação de células doentes e contribuindo na indução a melhores hábitos mentais que se traduzirão em melhoria da ação, dos hábitos e da conduta, levando à harmonização e à saúde integral.
Cada parte do nosso corpo está estritamente relacionada com as cores do espectro, portanto, dependendo da moléstia, necessitamos tratar essa parte com sua cor vibracional correspondente. Por exemplo: diabetes usamos o amarelo por sua ação reativadora e renovadora.
A Cromoterapia, através de suas cores energéticas, reestabiliza o equilíbrio do organismo, obtendo-se, portanto, a cura. No tratamento Cromoterápico, podemos utilizar várias técnicas como fonte de cura ou harmonização: luz do espectro solar, luz de lâmpadas coloridas, alimentação natural, mentalização das cores e ainda contato com a natureza.
Atualmente há estudos onde se determina qual a cor mais adequada para ambientes de estudo, ou de trabalho, ou hospitais,etc. Até nas propagandas o uso de cores é estudado, dependendo do objetivo a que se quer chegar, o público alvo e o produto que está sendo trabalhado.

Eu acredito muito na força das cores e sinto em mim mudanças comportamentais dependendo da cor que se sobressai no ambiente em que estou ou mesmo da cor que predomina no dia, seja um céu claro e azul ou escuro e cinzento. E você?
Bjs

4 comentários:

  1. Oi amiga, ñ consigo tempo para vir mais vezes em teu blog, mas sempre que venho encontro textos maravilhosos como este da cromoterapia. Acredito também na influência das cores em nossa vida,conforme está nosso espírito reflete nas cores de nossas roupas, no ambiente,no tempo um dia de chuva ou sol, concordo plenamente. Bjus.

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, sei como é difícil administrar nosso tempo. Eu tb não estou conseguindo visitar todos os amigos como planejado. Espero uma hora conseguir isso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. O conteúdo do blog está maravilhoso Fernanda! Parabéns! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, querida Débora.
    Sempre que posso dou uma passada em seu cantinho e sempre admiro muito o que vejo por lá.
    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger