segunda-feira, março 28, 2011

Bruxismo

bruxismo Se você acorda com dor de cabeça forte ou com os músculos da mandíbula doloridos, pode estar sofrendo de bruxismo. O ato de apertar e ranger os dentes enquanto dorme é um problema sério e atinge muitas pessoas no mundo inteiro.
Eu mesma, há anos atrás constatei que sofria de bruxismo, quando minha irmã que dormia no mesmo quarto que eu me alertou para o barulho horrível que eu fazia com a boca. Sim, a força de um dente esfregando no outro faz um barulho incomum e assusta quem está ao seu lado.
O diagnóstico geralmente é feito depois que surgem complicações, já que se trata de um hábito inconsciente e a pessoa pode nem mesmo perceber que range os dentes até ser avisada por alguém, como aconteceu comigo.
O problema também pode ser descoberto durante uma visita de rotina ao dentista, quando o profissional percebe que os dentes estão desgastados ou o esmalte do dente está rachado.
Quando muito intenso, o bruxismo pode ocasionar também danos na gengiva e na articulação da mandíbula. Outros sintomas do bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço.
As causas do bruxismo estão associadas a fatores emocionais, principalmente ao estresse. Sobrecarga de tarefas no trabalho, preocupações com a casa, o marido, os filhos, dificuldades financeiras, problemas do cotidiano que aumentam a tensão emocional podem transformar uma noite de sono em uma sinfonia inacreditável. E o resultado só é sentido na manhã seguinte.
Através de exames detalhados e analisando os danos causados aos dentes, o dentista deve determinar o tratamento para o bruxismo mais apropriado. Entre as alternativas para amenizar ou corrigir o problema, estão o uso de um dispositivo que protege os dentes durante o sono. É como uma plaquinha, feita sob medida, que se encaixa sobre os dentes e impede que entrem em atrito. Vale salientar que não se trata de cura, mas sim de um paliativo.
Procurar meios de relaxamento pode contribuir para reduzir a tensão, como tomar um banho relaxante, ouvir música suave, ler um livro, e, em muitas vezes fazer uma terapia, afim de sanar o que está lhe causando este estado extremo.

Com o passar dos anos meu bruxismo desapareceu, na verdade ele estava associado a momentos de muita pressão e não era constante. Mas, mesmo hoje em dia procuro não descuidar e peço para meu marido ficar atento a meu sono. Sim, marido também é para essas coisas.
Bjs

2 comentários:

  1. Ótimo saber! O blog tá ótimo Fernanda! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Débora, obrigada pela massagem que fez em meu ego.
    Mas por falar em blog, sempre que posso faço uma visitinha ao seu e cada vez me encanto mais. Que qualidade!!!

    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger