sexta-feira, março 18, 2011

Exposição de rótulos de cachaça

23 40771-400x600-1 c3
Você que adora coleções como eu, não pode deixar de ver a mostra Caprichosamente engarrafada: rótulos de cachaça que acontece no Instituto Tomie Ohtake na cidade de São Paulo até o dia 10 de abril. A exposição faz parte do projeto Anônimos e Artistas que procura revisitar a origem de uma identidade no design brasileiro.
Estão expostos cerca de 400 rótulos de cachaças criados, principalmente nas décadas de 50 e 60 que fazem parte das coleções do pesquisador, colecionador e designer gráfico Egeu Laus e do acervo da Fundação Joaquim Nabuco, o maior centro de estudos sociais do nordeste brasileiro.
Egeu Laus que também é curador da mostra diz que ela retrata a história da bebida popular que sempre esteve presente no cotidiano brasileiro e que circulou em todos os meios sociais. A exposição busca compreender o brasileiro, sua identidade e sua relação com a modernidade.
Ela retrata um período pioneiro do design brasileiro e acompanha sua trajetória ao longo dos anos.
Gostei muito de visitar esta exposição que me pôs em contato direto com um trabalho idealizado, muitas vezes pelo próprio dono do alambique e a gráfica apenas o imprimia, em outras a gráfica desenvolvia e apresentava o desenho final já impresso com tipos móveis ou na matriz que seria impressa. No entanto, de acordo com Laus, é interessante notar que, ao contrário do que vemos em outros produtos, os rótulos de pinga são uma criação nacional. Eles imitam o próprio meio social, aceitam influências distintas e as reúnem de maneira harmônica para seduzir o consumidor.
40773-400x600-1 40772-640x480-1-600x450 CACHAA~2 Deu para perceber que a maioria dos rótulos tem inspiração nas mulheres como objeto do desejo, mas também retratam a paisagem do interior, os engenhos, os animais, os santos, já que a cachaça é uma produção rural.

O humor também é usado nos textos e nomes das cachaças como por exemplo: Dê-me Consolo, Degolada Viva, Bafo de Onça e Suspiro de Saudade, abusando das cores fortes.
Egeu Laus diz que, além das questões históricas que contam uma parte substancial da indústria brasileira de bebida, é importante notar a diversidade gráfica que é fantástica, anterior ao design. Um dado curioso apontado por Laus, que é sui generes no mundo, é a quantidade de fabricantes de cachaça existentes. Hoje são cerca de 30 mil. Não existe bebida no mundo que atinja esse número. Ela é produzida de norte a sul em qualquer estado brasileiro.
A exposição Caprichosamente engarrafada: rótulos de cachaça pode ser visitada de terça a domingo, das 11 às 20 horas no Instituto Tomie Ohtake que fica na Avenida Faria Lima, 201 em Pinheiros – São Paulo. O telefone para contato é (11) 2245-1900 e a entrada é franca.

Divirta-se bastante, pois eu já me deliciei e recomendo.
Bjs

2 comentários:

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger