quinta-feira, janeiro 20, 2011

Colecionando Pinguins

big-pictures_t_bird1 A paixão desta alemã por pinguins nasceu quando ainda era pequena e se transformou em mania com a série animada “Pingu”.
Desde 1990 Birgit Berends coleciona pinguins e hoje seu acervo atinge mais de 7000 peças e sua coleção é titular do Guinness World Record como a maior do mundo relacionada ao tema.
Ela guarda todo tipo de objeto que diz respeito a esta ave e abriu, juntamente com seu marido Stefan Kirchhoff em 2009, o Museu do Pinguim em Cuxhaven, na Alemanha.
O museu tem exposta sua coleção, além de fornecer informações sobre as várias espécies de pinguins, os seus habitats, as alterações climáticas e outras curiosidades do animal.
kurpark Lá, os interessados aprendem que o pinguim é uma ave não voadora, característica do hemisfério Sul, em especial na Antártida e regiões polares. Apesar disso, há espécies que vivem nos trópicos como por exemplo nas Ilhas Galápagos.
A morfologia dos pinguins reflete várias adaptações à vida no meio aquático: o corpo é fusiforme, as asas atrofiadas desempenham a função de barbatanas e as penas são impermeabilizadas através da secreção de óleos.
Os pinguins alimentam-se de pequenos peixes, krill e outras formas de vida marinha, sendo por sua vez vítimas da predação de orcas e focas-leopardo.
A característica mais interessante do pinguim é ser um excelente nadador, chegando a nadar com uma velocidade de até 45 quilômetros por hora.
spiel01 O museu comporta uma loja onde pode-se encontrar diversos itens para quem quer começar sua própria coleção.
Atualmente está em foco no museu a exposição sobre Brinquedos e Games, uma maneira de captar a atenção dos menores para o assunto. Além do conhecido jogo “Splish Splash Pinguim” as crianças têm contato com jogos clássicos como xadrez, paciência e muitos jogos de computador.
Birgit confessa que tem um pinguim preferido que é seu afilhado. Alfred, como é chamado, é um pinguim de verdade que foi adotado por ela do Kurpark Cuxhaven. Alfred nasceu em 1997, é bastante amigável e parece entender quando chamam seu nome.
O museu está localizado em Cuxhaven, Schillerstrasse 64.
O site: http://www.pinguin-museum-cuxhaven.de.tl/

Muito interessante a maneira como Birgit encontrou de dividir sua coleção com todos que apreciam. Uniu a devoção à coleção aos negócios, não é mesmo?
Bjs

Um comentário:

  1. Fazendo busca no google, apareceu esse blog

    Desejo saber se há algum colecionador de pinguins que esteja interessado em adquirir mais alguns.

    Estou vendendo algumas peças da minha coleção.

    Caso alguém se interesse, favor entre em contato.

    Se puder divulgar eu agradeço.
    rfcerri@ig.com.br

    Ats,
    Regiane

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger