quinta-feira, janeiro 06, 2011

A história de Rapunzel

rapunzel-disney002 Esta semana fui à estréia da mais nova animação da Walt Disney Pictures, o filme Enrolados. Mais uma versão da história de Rapunzel, este divertido filme conta a saga de Flynn Rider, o bandido mais procurado e encantador do reino, que se esconde em uma misteriosa torre e acaba sendo feito refém por Rapunzel, uma bela e esperta adolescente, dona de um enorme cabelo dourado de 21 metros de comprimento, que está confinada na torre.
Seu cabelo é encantado e o motivo por ser prisioneira há dezoito anos. Então, na esperança de ter finalmente encontrado uma forma de ser livre e sair deste lugar, ela sela um pacto com o belo ladrão.
Depois de assistir me dei conta que já vi dezenas de filmes e livros em diferentes versões sobre o mesmo tema e fiquei confusa, assim como minha filha que insistia em saber a verdadeira história sobre esta menina que nunca cortava o cabelo.
Aliás, ela gosta tanto da Rapunzel que quando fez cinco anos de idade, me deixou louca, pois queria como tema da festa Barbie Rapunzel. Foi difícil encontrar no meio dos fornecedores alguém que trabalhasse com esse tema, pois a maioria se volta para as princesas da Disney que são as mais procuradas. No fim tudo deu certo. A mesa foi a mais linda de todos seus aniversários e teve até o direito a um castelo de bexigas, tudo rosa, lilás e branco. Que saudades...
Rapunzel é um conto de fadas compilado no livro Contos para a infância e para o lar, dos Irmãos Grimm. 
Rapunzel é criada numa imensa torre, prisioneira do mundo, por uma bruxa malvada que lhe tirou dos pais logo que nasceu. Isso se deu, pois quando sua mãe estava grávida, ficou doente e obrigou o marido a roubar frutas e legumes da horta da bruxa.
repunzel Passaram-se os anos. Rapunzel cresceu e ficou muito linda. A bruxa penteava seus longos cabelos em duas traças, e pensava: “Rapunzel está cada vez mais bonita! Vou prendê-la numa torre da floresta, sem porta e com apenas uma janela, bem alta, para que ninguém a roube de mim, e usarei suas tranças como escada.”
E assim aconteceu. Seu cabelo 
nunca foi cortado para que a bruxa pudesse visitá-la em seu cativeiro. Rapunzel, presa na torre, passava os dias trançando o cabelo e cantando com seus amigos passarinhos.
Todas as vezes que a bruxa queria visitá-la ia até a torre e gritava: — Rapunzel! Jogue-me suas tranças! A menina jogava as tranças e a bruxa as usava para escalar a torre.
Um dia, um príncipe passando pelo local, ouve Rapunzel cantando, e decide salvá-la das garras da bruxa. Ao enfrentar a vilã, é castigado ficando cego
. Mas, no final da história, sua visão é recuperada pelas lágrimas da amada, e o casal se casa num lindo final feliz!

Satisfeita agora, filhota?
Eu também até criarem a próxima versão.
Bjs

2 comentários:

  1. e legal essa historia sabia que a minha tia me contou essa historia e ela me deu uma folhae eu escrevi essa historia toda!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Layane, que bom saber disso. Acho essa história linda. Vc assistiu a animação "Enrolados"? Tb é muito legal!
    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger