Em uma noite de 1996, Rudi Berwanger, profissional autônomo de 48 anos, chegou em casa e se deparou com uma surpresa desagradável: o pequeno apartamento onde morava sozinho em Taguatinga, Distrito Federal, havia sido assaltado. O cadeado da grade estava destruído e a fechadura, arrombada. Indignado com a situação, Rudi dedicou-se durante oito anos à construção de um sistema de fechadura sem chave para dificultar a ação dos larápios de plantão.
Foram muitos dias sem se alimentar direito e muitas noites sem dormir para que chegasse ao resultado final de seu trabalho. Ele registrou patente, buscou parceria com a Associação Nacional dos Inventores e espera proposta de compra do projeto pensando em garantir a segurança da casa.
A Fechadura Mecânica sem Chave não contém fios, não usa energia elétrica ou baterias e, como o próprio nome diz, não requer o uso de chaves. Externamente, possui um teclado com 15 teclas, acoplado a uma maçaneta. Nessas teclas estão representados os números de um a zero, mais cinco letras. Elas são empregadas para a criação de um código de acesso que, como qualquer senha, poderá ser alterado sempre que se desejar. A digitação deste código é a única alternativa de abertura da fechadura. A sequência desaparece a partir do momento em que a porta é fechada.
O sistema mecânico evita que uma queda de energia impeça o morador de entrar em casa. “A fechadura é prática, segura e funcional”, garante o inventor. A senha escolhida pelo morador pode ser alterada infinitas vezes pelo lado de dentro da porta. Rudi garantiu que podem ser feitas mais de 32 mil combinações diferentes, devido à quantidade de números e letras disponíveis no teclado. Se o código digitado estiver incorreto basta girar a maçaneta em 1/6 no sentido contrário que a combinação será anulada e o código poderá ser digitado novamente.
Segundo o inventor, a Fechadura Mecânica sem Chave tem como características principais o elevado grau de blindagem, alta segurança, grande praticidade, estilo inovador e a flexibilidade de comportar diferentes designs com as mesmas características de funcionamento. “Apropriada para instalação em portas de madeira de escritórios, salas comerciais, consultórios, casas e apartamentos, essa fechadura serve como um bonito cartão de visitas do ambiente” ,avalia o inventor.
Parabéns a este pensante pelo belo trabalho em favor de dormirmos mais sossegados!
Bjs Fê
Queria já comprar sr.Rudi Berwanger, não sabia disso, parabéns pelo post.
ResponderExcluirRai, não sei se este produto já se encontra a disposição para venda, mas se quiser mais informações entre em contato com a Associação Nacional dos Inventores (ANI), em São Paulo pelo telefone:(11) 3873-3211 ou acesse o site www.inventores.com.br.
ResponderExcluirBjs
Fê
ESTA FECHADURA PRECISA SER LANÇADA LOGO POR MOTIVO DE SEGURANÇA,É UMA BOA IDEIA. BERWANGER
ResponderExcluir