quarta-feira, julho 28, 2010

Brasileiro cria fechadura mecânica

Em uma noite de 1996, Rudi Berwanger, profissional autônomo de 48 anos, chegou em casa e se deparou com uma surpresa desagradável: o pequeno apartamento onde morava sozinho em Taguatinga, Distrito Federal, havia sido assaltado. O cadeado da grade estava destruído e a fechadura, arrombada. Indignado com a situação, Rudi dedicou-se durante oito anos à construção de um sistema de fechadura sem chave para dificultar a ação dos larápios de plantão.
Foram muitos dias sem se alimentar direito e muitas noites sem dormir para que chegasse ao resultado final de seu trabalho. Ele registrou patente, buscou parceria com a Associação Nacional dos Inventores e espera proposta de compra do projeto pensando em garantir a segurança da casa.
A Fechadura Mecânica sem Chave não contém fios, não usa energia elétrica ou baterias e, como o próprio nome diz, não requer o uso de chaves. Externamente, possui um teclado com 15 teclas, acoplado a uma maçaneta. Nessas teclas estão representados os números de um a zero, mais cinco letras. Elas são empregadas para a criação de um código de acesso que, como qualquer senha, poderá ser alterado sempre que se desejar. A digitação deste código é a única alternativa de abertura da fechadura. A sequência desaparece a partir do momento em que a porta é fechada.
O sistema mecânico evita que uma queda de energia impeça o morador de entrar em casa. “A fechadura é prática, segura e funcional”, garante o inventor. A senha escolhida pelo morador pode ser alterada infinitas vezes pelo lado de dentro da porta. Rudi garantiu que podem ser feitas mais de 32 mil combinações diferentes, devido à quantidade de números e letras disponíveis no teclado. Se o código digitado estiver incorreto basta girar a maçaneta em 1/6 no sentido contrário que a combinação será anulada e o código poderá ser digitado novamente.
Segundo o inventor, a Fechadura Mecânica sem Chave tem como características principais o elevado grau de blindagem, alta segurança, grande praticidade, estilo inovador e a flexibilidade de comportar diferentes designs com as mesmas características de funcionamento. “Apropriada para instalação em portas de madeira de escritórios, salas comerciais, consultórios, casas e apartamentos, essa fechadura serve como um bonito cartão de visitas do ambiente” ,avalia o inventor.

Parabéns a este pensante pelo belo trabalho em favor de dormirmos mais sossegados!
Bjs

3 comentários:

  1. Queria já comprar sr.Rudi Berwanger, não sabia disso, parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Rai, não sei se este produto já se encontra a disposição para venda, mas se quiser mais informações entre em contato com a Associação Nacional dos Inventores (ANI), em São Paulo pelo telefone:(11) 3873-3211 ou acesse o site www.inventores.com.br.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. ESTA FECHADURA PRECISA SER LANÇADA LOGO POR MOTIVO DE SEGURANÇA,É UMA BOA IDEIA. BERWANGER

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger