sexta-feira, julho 16, 2010

O homem dos relógios

Forçado a se aposentar devido a problemas de saúde há 5 anos atrás, Jack Schoff de 65 anos de idade montador de tubagens e ex-empresário, aproveitou sua fixação por relógios para se dedicar a colecionar estes objetos. Segundo ele, este hobby mantém suas mãos ocupadas e mente sã.
Schoff prometeu a sua mãe que faria parte do Guinness Book of World Record, titular desta categoria. A idéia tomou forma rapidamente quando sua neta de dez anos, Taylor Schoff, ajudou-o a contatar as pessoas certas para realizar este sonho.
Jack mora em North Berwick, Maine, Estados Unidos e tem as paredes de seu apartamento recheadas de relógios de todos os tipos. São cerca de 1094 peças que não deixam mais nenhum espaço livre.
A coleção de relógios teve um começo humilde como hobby casual por volta de 2003, quando Schoff mudou-se para seu apartamento na High Street. Um vizinho lhe deu um relógio num gesto acolhedor e ele logo começou a colecioná-los, porque tinha tempo sobrando, após aposentar-se do Portsmouth Naval Shipyard. O resto foi apenas uma questão de tempo.
Schoff disse que começou a procurar em todos os lugares possíveis, fazendo viagens em busca de novos troféus para adicionar a sua coleção e enfeitar sua casa.
Todos de sua família se interessaram em ajudá-lo e um dos netos pediu-lhe para tentar quebrar o recorde de um alemão líder no raking com 921 relógios.
A partir disso a idéia de se aventurar por fazer parte do Guinness foi evoluindo até se tornar realidade. "Meus netos estão muito felizes com isso", disse Schoff. "Sempre que eles vêm em casa eles dizem, 'Quantas peças você tem agora Bumpa?”.
A coleção é verdadeiramente inacreditável. Existem relógios de parede, relógios de pêndulo, relógios de catedral, relógios cuco, relógios incorporados em uma pequena máquina de costura, uma bicicleta, um clube de golfe, um relógio com um trem; relógios de cristal, de madeira, de estanho, ferro, plástico e prata. Relógios que mal valem o dinheiro que gastou para comprá-los, como um relógio de pêndulo que pagou 1.400 dólares e que nem funcionou.
Apenas cinco ou seis são elétricos. Os outros funcionam com baterias, cerca de 2.500 a 2.700 para ser exato, ou que precisam ser verificados todos os dias ou têm pesos que precisam ser ajustados. Por isso passa a maior parte de seu dia cuidando deles.
O curioso é o grande número de pessoas que conheceu e os muitos presentes que ganhou, até de anônimos que simplesmente deixavam os pacotes em frente de sua porta.
"Eu tenho que parar algum dia, mas eu só não sei quando". “É uma prazer enorme e uma realização”.
"Se eu vejo um relógio, eu faço tudo para tê-lo - mesmo que seja um pedaço de plástico". "Eu não me importo com isso”.

Essas palavras de Schoff demonstram a importância que o fato de colecionar tem em sua vida e o sentido que trouxe para ela. Muito legal, não é?
Bjs

4 comentários:

  1. lindo o seu blog. bem cuidado, artigos interessantes, pertinentes a sua proposta, legal. parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudinha, obrigada pelos elogios.
    Continue acompanhando e opinando sobre o blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga
    É com muito prazer,aceito sua amizade
    A minha coleção é de selos,sou filatelista desde os 10 anos de idade
    Seu blog é maravilhoso,digno de uma jornalista
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Liz seja bem vinda!!!
    Fico feliz que tenha gostado do blog e é muito bom saber que coleciona selos. Eu adoraria fazer uma matéria com vc.
    Vamos nos falando e continue ligada aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger