quinta-feira, julho 01, 2010

Desvendando o Sumô parte 2

Antes da luta, os atletas cumprem um longo ritual. Um combate de Sumô dura pouco, mas a cerimônia que o precede demora muito mais. Cumprimentam-se, fazem o shiko (movimento com as pernas) e tomam a “água do poder”. Em seguida lançam um punhado de sal no solo para purificá-lo. Depois frente a frente, fazem o chirichozu (movimento com os braços). Voltam ao corner, jogam mais sal e fazem o shiko novamente. Assumem a posição de luta (shikiri), mas voltam ao corner. Fazem o shikiri e jogam sal mais duas vezes. Por fim, a luta começa.
Com o desenvolvimento de muitos golpes, as lutas de sumô agora duram em média apenas de 10 a 15 segundos; o sumô se transformou na luta mais simples e mais rápida do mundo. 
Como resultado natural destas limitações, a qualidade dos julgamentos também foram extremamente refinadas, para refletir a exatidão da decisão. Por estas razões, é bastante natural que 6 juízes assistam as lutas de sumô acontecidas no pequeno ringue, para poderem dar um julgamento exato e justo. Em geral, o início e o fim as lutas e dos rituais de sumô são anunciadas pelo juiz chamado Gyoji, que se coloca no Dohyo. Mas se este juiz tem alguma dúvida sobre quem ganhou a luta, os outros cinco juízes colocados ao lado do ringue são chamados para o centro do círculo imediatamente para discutir a questão. Se mesmo assim eles não têm certeza, então o gravador de vídeo será convidado a se juntar aos juízes. É realmente interessante que este aparelho tão moderno foi adotado pela conservadora Associação de Sumô em 1969, mais de 30 anos atrás. Esta foi a primeira das artes marciais a adotar tal recurso.
Os lutadores de Sumô levantam às 5 ou 6 da manhã todos os dias, começam seu treinamento imediatamente, e continuam até o meio dia. Então eles comem a primeira refeição de Chanko-Nabe - uma mistura de peixe e galinha e vários vegetais. A razão para esta regra é que se os lutadores comerem qualquer coisa antes de treinarem, as horas extremamente duras e longas de treinamento os fariam vomitar tudo o que comeram. Depois desta refeição tão tarde e tão pesada, eles tiram uma soneca e descansam até a próxima refeição ali pelas 6 da tarde. Depois do jantar eles mais uma vez ficam sem ter nada que fazer, e vão dormir muito cedo, por volta das nove ou dez da noite. Assim, eles mantêm uma vida bem regular, consumindo as 8.000 calorias que eles comeram num dia treinando duro no outro dia de manhã. O resto dos nutrientes e calorias que eles comem são destinados a aumentar os seus músculos e peso, não meramente a gordura, mas uma nutrição que lhes dará o físico apropriado para a luta de Sumô.
O esporte chegou ao Brasil com os imigrantes no início do século 20. O primeiro campeonato da modalidade realizou-se na colônia de Guatapará, no interior paulista, em 1914. Em 1962 foi criada a Federação Paulista de Sumô, e em 1998, a Confederação Brasileira de Sumô. Em 2000, o Brasil abrigou o Campeonato Mundial no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Foi a primeira vez que o torneio foi disputado fora do Japão. O esporte era praticado apenas por homens até 1996.
As mulheres ainda enfrentam preconceito e não são aceitas nos ringues oficiais japoneses. Apesar disso, a popularidade do Sumô feminino não para de crescer no exterior. O esporte foi aberto para as mulheres em função do interesse em transformá-lo em modalidade olímpica. As moças podem lutar apenas como amadoras, e as competições são realizadas em um número restrito de ginásios. Até o ano passado o Sumô feminino era conhecido internacionalmente como "Shinzumo", que significa, ao pé da letra, "novo Sumo". Foi decidido, entretanto, durante as reuniões ocorridas nos Campeonatos Mundiais na Tailândia, que a partir de então será chamado "Joshizumo", que significa "Sumô para garotas".

Vc sabia tudo isso? Eu não, e fiquei admirada em aprender um pouco mais sobre a cultura japonesa.
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger