quarta-feira, julho 07, 2010

Haile Gebrselassie

Haile%20Gebrselassie%2007 A maratona é uma prova de atletismo que eu admiro muito, pois o atleta chega ao seu limite de força e resistência. Infelizmente não nasci para isso e nunca vou participar de uma corrida. Não consigo nem dar a volta no quarteirão num passo mais rápido...
Os africanos se sobressaem neste tipo de esporte, pois sempre chegam entre os primeiros lugares nas competições realizadas pelo mundo. Os brasileiros que o digam, pois são seus maiores rivais.
Um nome se destaca neste cenário atlético: Haile Gebrselassie. Em 28 de setembro de 2008, o etíope com 35 anos, venceu a Maratona de Berlim, na Alemanha percorrendo os 42 quilômetros, com o tempo recordista mundial de 2h03min59s, quebrando o recorde anterior, que por sinal é dele mesmo, em 27 segundos.
Não seria exagero considerar Haile Gebrselassie como o papa das pistas de atletismo nas provas de fundo. O etíope começou a impressionar o mundo em 1992, quando venceu os 5.000 e 10.000m no Campeonato Mundial de Juniores. No ano seguinte sagrou-se campeão mundial nos 10.000m e manteve o título em 1995 e 1997.
Para completar sua coleção de vitórias, conquistou duas medalhas de ouro em Olimpíadas: Atlanta em 1996 e Sidney em 2000.
hz111300471 Depois de dominar as pistas, partiu para as competições de rua e já está sendo considerado como o maior maratonista de todos os tempos. Sua carreira se solidificou sobre sucessões de quebras de recordes, estabelecendo um novo nível na corrida de longa distância.
Haile nasceu em 18 de abril de 1973, em Asella, na província de Arsi, uma região fértil, no planalto central da Etiópia que produziu grandes corredores de longa distância como Derartu Tulu e Fatuma Roba.
Durante sua infância, Haile cresceu em uma fazenda, numa cabana de barro que dividia com mais nove irmãos e tinha que correr 10 quilômetros diariamente para ir à escola e mais 10 quilômetros para voltar. Isto explica sua postura diferente ao correr, com o braço esquerdo curvado como se ainda carregasse livros didáticos.
O tom de sua prodigiosa carreira de sucesso inicial foi definido por este ritmo de vida que levava e que lhe deu suporte para futuros treinamentos e competições.
A localização de sua moradia natal também contribuiu para a formação como atleta, pois fica a 2.400 metros acima do nível do mar.
Aos 16 anos, sem nenhum treinamento formal, ele entrou na maratona de Adis Abeba, e terminou com o tempo de 2:42 horas.
Haile se inspirou em seus compatriotas, a lenda da maratona etíope Abebe Bikila e o medalhista de ouro olímpico Miruts Yifter.
Com um currículo de fazer inveja, “Geb”, como é conhecido pelos amigos, teve sua vida retratada no filme Endurance, lançado em 199haile_gebrselassie9.
Parece que correr está no sangue da família, pois seu irmão mais velho, Tekeye,  é um corredor de maratona internacional e seu irmão mais novo, Belay, é também um corredor promissor.
Haile Gebrselassie diz que depois que se aposentar das pistas, pretende entrar para a política e haja fôlego para acompanhar seu pique!

Este homem de 1m64 e 55 quilos é um fenômeno! E como realiza de forma esplêndida o que se propôs a fazer, mesmo diante de tantas dificuldades que encontrou. Quando corre parece estar sempre com um sorriso estampado no rosto que marca o prazer com que executa cada prova.

Como me faz bem saber sobre estas pessoas que, acima de tudo, espalham amor e nos tornam mais felizes!
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger