quarta-feira, julho 21, 2010

Nelsinho Piquet

Nelson Angelo Tamsma Piquet Souto Maior, mais conhecido como Nelsinho Piquet, nasceu em Heidelberg, Alemanha, em 25 de Julho de 1985. Primeiro dos três filhos do tricampeão brasileiro de Fórmula 1 Nelson Piquet, Nelsinho viveu com a mãe, a ex-modelo neerlandesa Sylvia Tamsma em Mônaco até os oito anos de idade, quando veio morar com o pai, em Brasília.
Começou sua carreira no kart em 1993 e permaneceu nessa categoria até 2000. Em 2002 foi campeão da Fórmula 3 sul-americana com quatro corridas para terminar o campeonato. Nelsinho, então com 19 anos, transferiu-se para a série GP2.
Depois de uma temporada arrasadora na Fórmula 3 Britânica, na qual se sagrou campeão no seu segundo ano de disputa com seis vitórias, cinco pódios e oito pole positions, repetindo a dose em 2004 ganhando com seis vitórias, sete pódios e cinco pole positions,
Não obteve o mesmo sucesso na sua primeira temporada, contando com um equipamento mediano e prejudicado pelas desavenças entre a Piquet Sports, organização de seu pai, criada exclusivamente para ajudar a ascensão do jovem piloto à Fórmula 1 e a Hitech, as duas companhias que dividiam a equipe Hitech Piquet Sports. Em 2006, pela equipe Piquet Sports, que assumiu o controle total da equipe na GP2, Nelsinho garantiu a segunda posição do campeonato.
Em 2007 foi um dos pilotos de testes da Renault, ao lado de outro piloto brasileiro, Ricardo Zonta. Foi anunciado para 2008 como piloto titular ao lado de Fernando Alonso, pela equipe Renault. Ainda em 2008, também pela equipe francesa, conseguiu seu primeiro pódio, ao chegar na segunda colocação no Grande Prêmio da Alemanha, disputado no dia 20 de Julho. Porém, em 2009, não obteve pontos nas primeiras 10 provas da temporada, e acabou por ser demitido pela Renault.
Em 10 de setembro do mesmo ano, pouco depois da sua demissão, Nelsinho assumiu, perante a FIA, ter provocado o acidente ocorrido durante o GP de Cingapura de 2008, para beneficiar a equipe Renault. Desta forma, Piquet forçou a entrada do safety car, o que facilitou a vitória do seu companheiro de equipe, Fernando Alonso. Segundo as investigações concluíram, Flavio Briatore, chefe da escuderia, e o diretor de engenharia, Pat Symonds, teriam pedido a Nelsinho que forjasse um acidente. Tal fato foi considerado um escândalo sem precedentes e determinou uma pausa do piloto nesta categoria do automobilismo.
Atualmente compete nos Estados Unidos na categoria Nascar Trucks, na qual vem se saindo muito bem. No mês passado participou do Top Ten na Nascar Truck em Michigan e competiu na Nascar Camping World Truck Series pela equipe Belly Ballew Motorsports. Nelsinho aproveitará as férias das corridas da Nascar para participar do campeonato Brasileiro de Kart, pela categoria graduados em Florianópolis.
O campeonato será disputado entre os dias 26 a 31 de julho, em uma pista que Nelsinho conhece bem, pois foi onde ele disputou o Desafio Internacional das Estrelas no ano passado e marcou a pole position.
Desde cedo Nelsinho mostrou-se muito habilidoso e dedicado à profissão que consagrou seu pai mundialmente. Ele tem tudo para vencer, pois além de competência está muito bem assessorado por quem entende do assunto, ele tem a seu lado um pai orgulhoso e que investe no talento do filho, apoiando e orientando.

Tenho a impressão que ele nasceu para este esporte, está em seu gene. Seria estranho se seguisse outra carreira que não a de piloto, não é?
Bjs

2 comentários:

  1. Até que enfim consegui teu site! A Carol falou, mas não estava entrando! Muito legal! Eu fiz um sobre a construção da casa, mas como sou ignorante tecnológica, está engatinhando. Vou te seguir, se quiser me visite. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Mônica, que bom que gostou do meu cantinho. Vou procurar o seu blog e lhe seguir também.
    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger