terça-feira, julho 27, 2010

Você já ouviu falar em Flash Mobs?

Esta atividade exercida por um grupo de pessoas em local público está se tornando mania no mundo todo e deixa extasiado quem presencia esta manifestação insana e divertida. Os Flash Mobs já são organizados mundialmente há sete anos e são aglomerações instantâneas de pessoas em local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada com o objetivo de fazer algo diferente, conhecer pessoas, protestar ou simplesmente chamar a atenção por alguns minutos.
O primeiro Flash Mob relatado que realmente deu certo foi em 2003, quando o jornaista de Nova York Bill Wasik e alguns amigos reuniram mais de 100 pessoas no andar de tapetes em uma loja de departamento, todos se colocaram em volta de um tapete caro. Quando alguém se aproximava para perguntar o que eles desejavam, as pessoas estavam instruídas a falar que todos que estavam lá viviam juntos em um depósito aos arredores de NY e procuravam por um “Tapete do Amor”, e que todos faziam suas decisões de compra em grupo. Que coisa mais maluca, não?
Hoje em dia, existem grupos organizados de Flash Mobs bem famosos que acontecem anualmente; tais como a Zombie Walk, a Subway Party e a Pillow Fight. A Zombie Walk é basicamente uma passeata com pessoas caracterizadas como zumbis, que também andam e agem como tal. Os participantes caminham por grandes centros urbanos, passando por shoppings, parques e outros locais com grande público. Se o primeiro evento, em Toronto, em 2003, contou com apenas seis participantes, hoje já conta com mais de 400 pessoas.
A Subway Party, como o nome já diz, é uma festa que acontece no metrô nos horários de rush de grandes cidades metropolitanas, com o propósito de descontrair quem chega estressado da rotina do dia-a-dia. Porém, existe outro tipo de Subway Party; uma que acontece tarde da noite, e os participantes chegam até a decorar o vagão para uma verdadeira festa. Conforme vão passando nas estações, o número de convidados vai aumentando, já que as pessoas de dentro do vagão vão encorajando as de fora a entrar e comemorar.
A Pillow Fight é a famosa guerra de travesseiro que todo mundo já fez um dia. Agora imagine um grupo imenso de pessoas, no meio da rua, fazendo uma guerra de travesseiros gigante com gente desconhecida. Acredite ou não, esse tem sido o mob favorito dos adeptos, e é organizado em vários lugares do mundo.
O maior Flash Mob da história foi idealizado para a apresentação do Black Eyed Peas na comemoração da 24ª temporada do programa da Oprah, em plena Avenida Michigan, em Chicago em setembro de 2009. O que seria apenas mais um show se transformou em uma das maiores execuções de Flash Mob já realizadas até hoje. Os organizadores convocaram as pessoas por meio de redes socais e cerca de 800 pessoas compareceram aos ensaios. Esse grupo ficou encarregado de passar a coreografia para os 20 mil restantes, tudo na hora. A elaboração contou ainda com um produtor, um coreógrafo e 20 dançarinos profissionais. Por fim, uma multidão de mais de 20.000 pessoas acompanhou a coreografia da canção I Gotta Feeling. Oprah, que não sabia de nada ficou estarrecida com o que estava vendo. Com essa façanha, a música “I Gotta Feeling” que já estava em quarto lugar na loja virtual do iTunes, voltou para o topo, garantindo também mais uma semana no “Top 100″ da Billboard (onde a música já se encontrava em primeiro lugar a 11 semanas).
A empresa alemã de telefones móveis T-Mobile já promoveu uma série de Flash Mobs comerciais. No início de 2009, gravou uma propaganda com dezenas de pessoas dançando na estação Liverpool Street, em Londres, com a qual recebeu recentemente o prêmio de melhor comercial de TV pelo British Television Advertising Awards. Meses depois, reuniu 13.500 pessoas para cantar Hey Jude, dos Beatles, na Trafalgar Square, em Londres.
Veja a seguir este Flash Mob realizado em 16 de janeiro de 2009 na Liverpool Street Station na Ingalterra.



Que forma bonita de se comemorar a vida, não? Seja para promover um produto, chamar a atenção para um fato ou simplesmente por pura farra. Todos se contagiam e por momentos se sentem felizes, realizados. Que sejam promovidos mais  Flash Mobs pelo mundo todo. Estamos precisando desses toques vibrantes em nossas vidas.
Bjs

2 comentários:

  1. Adorei a matéria. Não conhecia os Flash Mobs e adorei o conceito. Parabéns pelo blog. Estou te seguindo e vou passar sempre por aqui pra ver seus posts. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou, Débora.
    Seja muito bem vinda !!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger