quinta-feira, junho 24, 2010

Devoção ao hobby

A paixão por carros em miniatura atinge em cheio os adultos que revivem a infância e pode transformar-se em uma verdadeira obsessão. Um bom exemplo é o de Joe Scangorella, filho de um mecânico, ele cresceu rodeado por carros na cidade de East Ruther, em Nova Jersey nos Estados Unidos.
Seu amor por automóveis o levou a este hobby. Ele agora trabalha em uma loja de auto peças em Paterson e possui três carros antigos. "Tenho 61 anos de idade. Sou um dos 12 maiores colecionadores de carros em miniatura do mundo e se você quiser me encontrar deve me procurar no porão da minha casa, em meio às minhas coleções, ou em alguma loja de brinquedos pela cidade", diz.
O ex-combatente do Vietnã é presidente do clube de colecionadores na cidade onde vive e possui mais de 30.000 miniaturas. Uma delas, de ouro 24 quilates, estaria guardada em um cofre de banco junto a outras avaliadas entre 25 e 30.000 dólares. Sem revelar o valor de sua coleção principal, confessa que dificilmente irá completá-la. Faltariam a Joe quatro modelos entre os mais bem avaliados e desejados do mercado. Entre eles, a original, e lendária "Pink Beach Bomb Volkswagen", uma perua Kombi cor de rosa avaliada em 100.000 dólares. Joe acha muito dinheiro para gastar com um único item.
Scangorella era adolescente quando foi introduzido no mundo Hot Wheels. Mas ele não teve a chance de se aprofundar no assunto, pois foi para o Vietnã nesta mesma época. Quando voltou no início dos anos 70, começou a colecionar e levar mais a sério este hobby. Virou uma obsessão em 1995, quando a Mattel introduziu a série “Treasure Hunt", em que um número limitado de carros especiais são embalados de forma aleatória e vendido em lojas regulares entre os Hot Wheels.
Além dos carros, ele tem todo um arsenal de objetos com o motivo Hot Wheels, como relógio de parede, caneta, posteres, cortina, jaqueta, almofadas, entre outros. "Não há nada que ele tenha que não lembre Hot Wheels", diz sua mulher, Lynn.
Quando não está apreciando sua coleção, Scangorella está em Nova Jersey no Diecast Collectors Club. Há cerca de 60 membros, e eles vêm de todo o estado para discutir os próximos modelos, carros comerciais e realizar corridas. É também um lugar onde fãs podem se relacionar uns com os outros e falar sobre essa paixão.
Quando a Mattel, proprietária da marca de carros de brinquedo celebrou o seu 40 º aniversário, Scangorella juntou-se a milhares de pessoas, que como ele, adoram os carrinhos, em Rhode Island, México e Califórnia. “A participação nesses eventos é a única maneira de entender o coração de um verdadeiro fã Hot Wheels”, diz. Ele tem amigos em todo o país e troca muita informação e conhecimento pelo mesmo assunto. Joe também fica atento aos leilões do eBay e frequenta convenções para adquirir peças de edição limitada.
No espaço de sua casa destinado à coleção, há caixas em cima de caixas, cheias de miniaturas em suas embalagens originais. Muitos carros são expostos em vitrines de vidro. Scangorella circula facilmente pela sala, admirando os carros e vez ou outra pega uma peça e conta uma história interessante sobre a forma como foi adquirido.
Existe apenas uma outra coisa no mundo que Scangorella valoriza tanto quanto Hot Wheels: "Minha família", diz ele. Seus filhos não compartilham da mesma motivação por este hobby, mas tem um neto que parece que seguirá seu caminho. Com 7 anos, já reuniu cerca de 3.000 carros até agora, muitos dos quais vieram do avô.
“Talvez esta seja uma paixão que salta uma geração”, diz Scangorella sorrindo.

Como é legal sentir o entusiasmo e o amor que estas pessoas têm pelo seu hobby, não é mesmo?
E você, compartilha desta mesma paixão por coleções? Queremos lhe conhecer.
Bjs



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger