segunda-feira, junho 21, 2010

Galeria submarina em Granada

jason-de-caires-taylor-vicissitudes A baía de Moilinere, em Granada, atualmente abriga cerca de 65 esculturas submersas nas águas rasas e límpidas, abrangendo uma área de 800 metros e formando o primeiro parque de esculturas marinhas do mundo.
Granada é um país caribenho constituído pela ilha homônima e pela metade sul das ilhas granadinas. Tem fronteira marítima com São Vicente e Granadina, a nordeste, e está também próximo de Trinidad Tobago, a sueste, e da Venezuela, a sudoeste.
A galeria está localizada a dois quilômetros ao norte da capital, St. Georges, na costa oeste da ilha, numa zona designada como Parque Nacional Marinho. A baía é cercada por costões de rocha e possui uma pequena praia.
fp_794105_barm_grenada_art_11_0628071-227x300O incomum é que o conjunto de esculturas só é acessível a mergulhadores, embora também possa ser visto através do vidro do fundo dos barcos.
O parque de esculturas subaquáticas foi criado em 2006 e foi projetado para servir de recifes artificiais, para a vida marinha colonizar e habitar. Expostas aos processos ecológicos as esculturas se tornam o lar de corais, peixes, camarões e, lentamente, transforma-se com o tempo. O escultor Jason de Caíres Taylor criou esta obra que é uma série de figuras humanas construídas de concreto e aço em vários grupos e definições. Além de ser o primeiro parque de esculturas marinhas do mundo, é também um recife artificial para promover a conscientização da conservação deste tipo de ambiente. Uma galeria de arte subaquática que pode ser visitado tanto pelo homem como pelo peixe.
still-life-5"A experiência de estar debaixo d'água é muito diferente daquela de estar em terra. Há considerações físicas e ópticas que devem ser levadas em consideração. Os objetos parecem maiores e, como conseqüência, eles também parecem estar mais perto. As cores são alteradas, de acordo como a luz é absorvida e refletida em níveis diferentes, com a profundidade da água.
A fonte de luz na água é a partir da superfície, isso produz efeitos caleidoscópicos regidos pelo movimento da água, correntes e turbulência. A água é um meio maleável em que a viagem que permita ao telespectador o torna ativo no seu envolvimento com o trabalho. O grande número de ângulos e perspectivas de que as esculturas podem ser vistas aumenta dramaticamente a experiência única de encontrar as obras." diz Jason.
318 Jason de Caíres Taylor é um artista nascido em 1974 na Inglaterra, que teve uma educação exótica na Europa, Ásia e Caribe. Formou-se com honras em 1998 como bacharel em Escultura e Cerâmica em Camberwell College of Arts parte da Univertisty of Arts de Londres. Premiado fotógrafo submarino e instrutor de mergulho com 14 anos de experiência em uma variedade de países, Jason combinou os seus interesses por arte e a preservação da vida marinha ao criar em Granada este parque subaquático. Atualmente é o diretor artístico do Museu Subaquático de Cancun, no México. Está desenvolvendo um projeto, que contará com 400 estátuas no Cancun National Marine Park e, após a conclusão, será uma das maiores atrações subaquáticas artificiais do mundo. Trabalhando ao lado de biólogos marinhos e engenheiros, Jason pretende, com este projeto arrojado, inaugurar uma nova era da responsabilidade e do turismo sustentável.

Se você for a Granada não pode deixar de apreciar esta galeria de arte em pleno oceano, com a vantagem de ter que mergulhar para visitar a exposição surrealista. As imagens falam por si.
Eu adoraria conhecer e vc? Gostou? Então me conte o que achou.
Bjs


Fonte de pesquisa: HTTP://www.underwatersculpture.com/

3 comentários:

  1. Muito 10 essa matéria. Gostaria muito de conhecer, afinal é arte no mar do caribe né!

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, Bruno. É tudo de bom!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ai como eu queria está com meus amigos
    submergindo no caribe!

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger