segunda-feira, junho 07, 2010

Por que o papagaio fala?

As pessoas são curiosas por natureza, umas mais e outras menos, porém a curiosidade faz parte de nosso aprendizado e amadurecimento.
Seja curioso! Leia os posts e nos conte algo curioso, inusitado ou diferente!

papagaioUma das minhas maiores curiosidades, e olha que não são poucas, é saber porque o papagaio se diferencia de outras aves e animais por possuir a habilidade natural para imitar sons.
Eu não consigo ficar indiferente quando um desses simpáticos animais começa a falar ou cantarolar. 
Tenho uma amiga que possui um papagaio e o deixa na varanda de sua casa. Quando vou visitá-la, ele logo anuncia que chegou alguém e chama pelo seu nome até ela aparecer. Dou boas risadas com isso.
Descobri que a capacidade de falar está associada ao formato da língua. Todos os animais que possuem língua redonda são capazes de emitir sons bem articulados, como a fala do ser humano. Além disso, possui capacidade mental para conseguir reproduzir o que ouve.
As preferências vocais variam entre as 27 espécies. Os papagaios cinzentos gostam de assobiar e de reproduzir “efeitos especiais”. Os papagaios da Amazônia são ótimos cantores. As araras podem aprender de tudo um pouco desde que as frases sejam curtas. A maioria das catatuas tem um tom de voz similar, agudo, conseguindo repetir com facilidade frases pequenas.
Os papagaios são perfeitamente adaptáveis ao cativeiro. Na natureza eles andam em bandos e no cativeiro precisam de companhia e interação.
São alegres e vivazes e se afeiçoam às pessoas que o tratam bem, precisando de atenção do dono, de carinho e de conversa. Do mesmo modo, pode ficar magoado ou com raiva quando alguém faz alguma coisa que não gostou, ou então se sentir triste e ficar arisco, se não receber a atenção que necessita. Se bem cuidados, podem viver até 60 anos.
golfinhos-papagaios-2 O mais famoso de todos os papagaios é o Einstein. Na verdade é uma fêmea cinza do Congo Africano.
Ela se tornou mundialmente conhecida quando mostrou seus dotes no National Planet.
Einstein mora num zoológico americano e por isso, fala em inglês. Ela imita cães, chimpanzés, passarinhos, tigres, lobo, boto, galo e ainda xinga o gambá de fedido e conversa com sua amiga.
Einstein também imita o som de água, canta “Parabéns pra Você”, dança e muito mais.
Einstein tem 20 anos de idade e há 16 se apresenta no zoológico três vezes por dia. Já participou de muitos programas de TV e sempre aparece ao lado de pessoas famosas.
Veja a seguir neste vídeo algumas de suas muitas habilidades.



Muito legal, você não acha? Que danadinha que ela é.
Se tiver alguma curiosidade sobre algum assunto nos escreva.
Não quer dividir com a gente aquilo que acredita ser interessante também?
Bjs


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger