quarta-feira, junho 30, 2010

Desvendando o Sumô parte 1

combat-de-sumo-a-tokyo_diaporamaTudo que se refere ao Japão acho fascinante, pois é um país tão diferente do nosso em todos os sentidos. Adoro mergulhar nessa cultura tão rica e cheia de peculiaridades.
Uma das minhas maiores curiosidades se refere ao Sumô, esporte nascido neste país, mas que tanto agrada a todos no mundo inteiro. Fui buscar explicações para muitas dúvidas que tinha sobre o assunto e veja só o que descobri.
O Sumô, com cerca de 2.000 anos de história, é considerado o esporte nacional do Japão. É, também, o mais popular do país. Os campeonatos atraem multidões aos ginásios, as emissoras de TV transmitem as lutas ao vivo, e jornais rádios e televisão dedicam amplos espaços nos noticiários. Os lutadores são alvos de grande admiração e respeito por toda a população.011_sumo
A origem do Sumô confunde-se com a origem mitológica do Japão. Há uma lenda que nos tempos míticos, os deuses lutavam entre si. O Sumô não era apenas um esporte, mas uma forma de prever se as colheitas seriam boas através das intenções dos deuses.
A luta envolve dois lutadores rikishi que entram em combate em uma plataforma quadrada feita de barro, com 16,2 metros de área. Dentro dessa plataforma temos o ring dohyō em forma circular de 4,5 metros de diâmetro, preenchido com fardos de palha de arroz, no qual a luta ocorre. Suspenso sobre a plataforma, um telhado que lembra a arquitetura de um templo xintoista. O vencedor será aquele que derrubar o adversário para fora do ringue.
Das muitas atividades que sofreram pouca adaptação ao longo dos séculos, o Sumô guarda as suas tradições, como a roupa e os penteados usados pelos lutadores. Os lutadores usam apenas um cinto feito de seda, o mawashi com o objetivo de demonstrar que a luta é feita sem armas, de "mãos limpas e serve tanto para proteger as partes intimas quanto para ser agarrada para efetuar golpes. Preso ao cinto está o sagari, adorno que pode ser inclusive puxado pelos contendores durante o embate.
Os lutadores usam um penteado que prende o cabelo com um nó e para os de categoria mais elevada, o nó pode ter a aparência de uma folha de árvore gingko.sumo01_a

Ao contrário do que todo mundo pensa, o atleta não precisa ser gordo para praticar Sumô, porém como o objetivo da luta é desequilibrar o oponente para que ele encoste uma parte do corpo no chão (além do pé), ou empurrar o adversário para que ele saia do ringue, um atleta mais pesado é mais difícil de ser batido do que os magros. Os lutadores têm em média, 1m85 e 148 kg – alguns chegam a pesar quase 200 kg. Contudo, altura e peso não são determinantes para a vitória. Os lutadores sabem disso e passam várias horas do dia treinando.

Interessante, não? Aguarde a sequência deste post que conta mais um pouco sobre este esporte.
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger