segunda-feira, junho 14, 2010

Inglês cria ventilador sem pás

Invenções e Inventores
Você acha que a criatividade do homem já se esgotou?
Tem certeza disso? Pois está redondamente enganado.
Fique por dentro das invenções de cérebros que não param de trabalhar para facilitar o dia-a-dia das pessoas.

Dyson_Fan1Para acabar com três problemas que enxergava na concepção do ventilador convencional, o designer James Dyson criou um modelo sem pás. O primeiro problema apontado por ele é o perigo que o eletrodoméstico oferece às crianças, o segundo a dificuldade para ser limpo e o terceiro e mais importante, a desigualdade do fluxo de ar que ele gera.
Segundo Dyson, a principal causadora desses problemas é a lâmina usada, uma vez que é ela quem parece atrair as mãozinhas das crianças curiosas, acumular grande quantidade de pó e, literalmente, cortar o ar, criando uma corrente não contínua.
O ventilador chamado de Dyson Multiplier não usa pás, mas uma tecnologia chamada de multiplicador, que amplifica o ar em 15 vezes e expele 405 litros de ar fresco e contínuo por segundo.Em forma de um grande aro, ele funciona com um motor sem escova, o topo consegue girar em 90º e a velocidade é ajustada com um dimmer, permitindo assim, muito mais velocidades que em um ventilador comum.
O ar é acelerado dentro de uma abertura anular colocada dentro do amplificador, criando um jato que passa por cima de uma rampa com formato de aerofólio. Ela é quem canaliza sua direção e, assim, faz com que o ar circundante também seja atraído para o fluxo, em um processo de indução.
Outra vantagem apontada pelo fabricante é a limpeza, muito mais fácil e rápida – e, como o motor fica na base, ele seria mais fácil de ser posicionado e não tombaria. Basta passar um papel ou um pano em volta do “amplificador” para remover a sujeira acumulada.
Dyson afirma que o novo ventilador proporciona uma experiência mais agradável e é mais limpo e menos poluidor que o ar condicionado, que usa mais energia e gases fluorcarbonetos, prejudiciais ao meio ambiente.
O planejamento e a construção do aparelho consumiram 4 anos de estudos, com a realização de centenas de simulações para avaliar e otimizar o anel e a rampa em forma de aerofólio. As flutuações de ar foram mapeadas por um aparelho chamado Lase Doppler Anemometry (Anemometria por efeito Doppler usando laser).
O Air Multiplier possui dois tamanhos 10 e 12 polegadas. O menor pode ser encontrado em duas cores, enquanto o maior possui apenas uma opção de cor. Os modelos possuem um botão que controla o fluxo de ar e podem ser programados para girar. O ventilador pode ainda ser inclinado, bastando apenas empurrar o anel para frente ou para trás. Em baixa velocidade, o Air Multiplier é bastante silencioso, mas faz muito barulho em altas velocidades.
Mas tanta inovação, beleza e preocupação ambiental tem um preço bem alto. O modelo menor custa 299 dólares, enquanto o maior custa 329 dólares, cerca de dez vezes mais do que os aparelhos comuns.
O Dyson Air Multiplier ainda não está disponível no Brasil, mas pode ser encontrado em países com a Austrália, Estados Unidos e Reino Unido.

Viu o que o homem pode criar com um pouco de imaginação e estudo?              
E vc, conhece algum professor pardal ou uma invenção interessante?
Conte para nós, vamos adorar!
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger