quinta-feira, junho 17, 2010

Sinhozinho Malta

Personagens Memoráveis
Você vai se deliciar com interpretações inspiradas que grandes artistas nos deram e que se tornaram marcos notáveis na arte.
São personalidades carismáticas, envolventes, cativantes e inesquecíveis!

61777_ga Em 24 de junho de 1985 estreava na telinha da Globo a novela de maior audiência da história brasileira. Escrita por Dias Gomes, Roque Santeiro é uma daquelas tramas que não envelhecem nunca. A sátira política, a denúncia social e o misticismo religioso – elementos recorrentes na obra do dramaturgo, fizeram dela uma das mais importantes da teledramaturgia nacional nesses 40 anos de novelas no país. A saga do herói milagreiro alcançou 100 pontos no ibope em seu último capítulo, fato inédito registrado na tevê até então. A trama de Roque Santeiro começa quando o coroinha Luís Roque, famoso por sua habilidade em esculpir santos, aparece morto ao defender a cidade do bandido Navalhada. Logo, a população de Asa Branca, nome da cidade fictícia, ergue uma estátua em homenagem ao herói e passa a lhe atribuir curas e milagres. Muitos dos habitantes locais exploram essa imagem e alcançam poder e fortuna. A cidade prospera e se torna famosa. Quando anos mais tarde Roque reaparece, as autoridades locais se dividem entre os que defendem a verdade e os que querem manter a farsa.
Entre os que não gostam da volta do ilustre indivíduo está Sinhozinho Malta, vivido por Lima Duarte, pois vê seu romance com a viúva Porcina ameaçado. O todo-poderoso fazendeiro do lugar armou uma farsa sobre a viúva ter sido casada com Roque e vive à sombra dessa mentira para fortificar o mito e tirar vantagens pessoais. Roque Santeiro se tornou referência na carreira de Lima Duarte, que com seu talento, modelou um personagem cheio de carisma e trejeitos. Seguindo o modelo de coronelismo que vigora no interior do país, onde, muitas vezes, grandes latifundiários, como Sinhozinho Malta, manipulam as autoridades, Lima Duarte encarnou um vilão, corrupto, inescrupuloso, egoísta, que não media esforços para realizar suas vontades, de maneira simpática e agradável. Sinhozinho Malta tinha um visual exagerado, com roupas baseadas em americanos do Texas, bota e chapéu de cowboy, camisa com colarinhos com biqueiras de metal prateado, muitas pulseiras, relógio e colares de ouro e perucas que imprimia ao personagem algo de brega e hilário ao mesmo tempo.
Quem não se lembra de bordões como: “Sou um homem temente a Deus”, depois de falar, beijava a medalhinha que a santa mãezinha havia dado pra ele.
Minha santinha...” maneira como se referia à viúva Porcina.
Sinhozinho Malta também tinha como característica marcante: quando estava nervoso, sacudia as pulseiras num tique acompanhado por um efeito sonoro que reproduzia o som de uma cascavel, seguido da frase “tô certo, ou tô errado?”.
E quem não lembra da cena clássica em que Sinhozinho Malta ficava de quatro arfando como um cachorro para seduzir a amada?
Todos esses detalhes tornaram o Sinhozinho Malta de Lima Duarte um personagem inesquecível!
Bjs

2 comentários:

  1. Puxa, me lembro muito deste personagem que na minha opinião é um dos melhores já vividos pelo grande ator Lima Duarte.
    Dedé

    ResponderExcluir
  2. "O maior problema de Asa Branca é o dito cujo, o xujeitinho, o carcará sanguinolento!", "eu não gosto daquele padreco vermelho, descomunguento, desbatinado...", "Seu Roberto Matias, eu não tenho o senhor em boa conta...", "Homi, deixa de ser bundão!"...
    Pérolas como essa a gente nunca esquece! Kkkk! Lima Duarte sempre foi o maior ator brasileiro, mas com o Sinhozinho ele ficou realmente eterno! Tenho certeza que o Sinhozinho Malta ainda é o personagem mais lembrado das telenovelas brasileiras, e não é pra menos! Kkkkk!

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger