terça-feira, junho 01, 2010

A história do Lobisomem no cinema

Retratos do Cinema
Um passeio irreverente e despretensioso pelas telas e bastidores do cinema.
Os mitos, as histórias, as verdades, as curiosidades, os dramas e os escândalos que envolvem e deslumbram todos nós!

Parece que a moda dos clássicos monstros no cinema está de volta. Vampiros e lobisomens, que no passado tornaram famosos seus intérpretes, hoje ganham novas versões com muito efeito especial e uma conotação mais ao gosto do público jovem.
Na onda de Lua Nova e O Lobisomem, estréias recentes das telonas, vamos mergulhar no universo deste que é um dos mais populares monstros fictícios do mundo: o lobisomem.
Suas origens se encontram na mitologia grega. Lobisomem, ou tecnicamente licantropo, palavra derivada do nome do rei mítico da Arcadia Licaão. Segundo a lenda ele foi amaldiçoado por Zeus ao lhe servir a carne de Árcade. Como castigo Zeus o transformou em lobo.
No folclore brasileiro a figura do lobisomem é de um monstro que mistura formas humanas e de lobo. Segundo a lenda, quando uma mulher tem 7 filhas e o oitavo filho é homem, esse último será um lobisomem.
Quando nasce, a criança é pálida, magra e possui as orelhas um pouco compridas. As formas de lobisomem aparecem a partir dos 13 anos. Na primeira noite de terça ou sexta-feira após seu 13º aniversário, o garoto sai à noite e se transforma pela primeira vez e uiva para a Lua.
Pessoas que moram nas regiões rurais acreditam nesta lenda e muitos atestam já ter visto ou conhecer algum.
Na Europa o mito do lobisomem cresceu de uma tal maneira, devido aos casos de hipertricose, uma disfunção genética em que as faces e outras partes do corpo do indivíduo cobrem-se de pêlos espessos.
A luz atinge o ápice de seu majestoso passeio na abóbada celeste. Então, uma força sinistra, que escorre com o luar, aguça os sentidos de um homem. O homem, aos poucos, transforma-se em um lobo faminto e feroz. Esvaziado de razão e de humanidade, ele corre sob o luar, sedento de carne e sangue humanos.
Para matar um lobisomem é preciso acertá-lo com artefatos feitos de prata.
No cinema tudo começou com a produção de 1935 – A Fera de Londres (Werewolf in London), um filme assustador para os padrões da época.
Em 1941, o filme O Lobisomem (The Wolfman) consagraria Lon Chaney Jr. no papel e inspirou a refilmagem recente com Benicio Del Toro. Na trama Larry Talbot é mordido por uma criatura quando tentava salvar uma moça. Após o acontecimento, ele passa a virar um monstro toda noite de lua cheia, até ser confrontado pelas pessoas que ama.
A Maldição do Lobisomem (The Course of the Werewolf) é um filme de 1961 onde os lobisomens começam a ficar mais assustadores e de alguma forma um pouco mais humanos, pelos conflitos sentimentais.
Na produção de 1981 Lobisomem Americano em Londres (An American Werewolf in London) a cena da transformação é muito bem feita e conta a história de dois estudantes americanos que são atacados por lobisomem em Londres. Um morre, e o outro recebe a maldição da fera.
Outro filme interessante e divertido é Garoto do Futuro (Teen Wolf) de 1985. Nele Michael J. Fox mostra um lobisomem bonzinho que consegue administrar muito bem a transformação.
O Segredo da Bala de Prata (Silver Bullet) de 1985, tem roteiro de Stephen King e narra a história da pequena cidade de Tarker’s Mill onde começam a ocorrer assassinatos violentos.
Na trama de Deu a Louca nos Monstros (Monster Squad) de 1987, garotos se reúnem no Clube dos Monstros para curtirem gibis e filmes de terror. Seus conhecimentos finalmente ganham utilidade quando sua cidade é invadida por monstros comandados pelo Conde Drácula.
Lobo (Wolf) de 1994, traz Jack Nicholson que ao ser mordido por um lobo, começa uma lenta e estranha mutação, com seus instintos animais à flor da pele.
Fotógrafo é mordido por lobo no Nepal e de volta a sua cidade, estranhos crimes provocados por uma besta levam a irmã, o sobrinho e um velho padre a desconfiarem dele. É o que conta Lua Negra (Bad Moon) filme de 1996.
Um Lobisomem Americano em Paris (An American Werewolf in Paris) de 1997 segue a linha do antecessor, quando um grupo de formandos decidem fazer uma turnê pela Europa tendo Paris como ponto de partida. Contudo quando Andy conhece a bela e misteriosa Serafine, a diversão começa a fugir do controle.
De 2002, Cães de Caça (Dog Soldiers) tem como enredo um grupo de soldados britânicos que é enviado para uma missão de treinamento nas colinas da Escócia. Ignorando as histórias de terror que assombram o local, eles continuam sua missão e se deparam com o massacre de outro grupamento que estava no local. Passam a enfrentar então o inimaginável: um grupo de lobisomens sedentos por sangue.
Anjos da Noite (Underworld) de 2003 é uma produção responsável por dar um novo fôlego para os monstrengos. Durante séculos duas raças rivais evoluíram escondidas dos humanos: os aristocráticos vampiros e os brutais Lycans, os temidos lobisomens. Eles combatem numa guerra secreta que só terminará quando uma das raças for exterminada. No meio dessa batalha a linda vampira Selena descobre uma conspiração dos Lycans para seqüestrar um jovem médico humano que carrega um mistério. Este filme teve mais duas continuações: Anjos da Noite – a Evolução (Underworld Evolution) de 2006 e Anjos da Noite – A Rebelião (Underworld Rise of the Lycans) de 2009.
Três juvens têm suas vidas modificadas após serem atacados por um lobisomem, que está perdido em Los Angeles. A situação deles se complica ainda mais após saberem que, para se livrar da maldição passada pela mordida, precisam matar a criatura que os atacou. Esta é a trama de Amaldiçoados (Cursed) de 2005.
De 2006 Skinwalkers (Skinwalkers) conta a história de Timothy, um garoto meio lobisomem que não sabe o perigo que representa. Ele foi protegido desde seu nascimento pelos que conhecem o seu poder, que se revela ao completar 13 anos.
Na sequência de Crepúsculo, Lua Nova de 2009, quem rouba a cena é o lobisomem Jacob Black interpretado por Taylor Lautner ao formar um triângulo amoroso com Bella (Kristen Stewart) e o vampiro Edward (Robert Pattinson).
Repetindo o papel de Lon Chaney Jr em 1941, Benicio Del Toro retorna ao castelo do seu pai após uma morte violenta do seu irmão, ao tentar descobrir o que havia causado a morte acaba sendo atacado por um Lobisomem. O Lobisomem (The Wolf Man) de 2010 é a mais fresca produção do cinema com relação ao tema.
A saga do lobisomem no cinema, com certeza, não acaba por aqui. Ainda ouviremos falar muito deste que é um dos mais carismáticos e assustadores monstros de todos os tempos!.

Particularmente este é o meu monstro preferido, apesar de não ser muito ligada a filmes de terror.
E vc, gosta desse gênero?
Bjs


2 comentários:

  1. amigos e amigos ate hoje nunca vi um filme que conte a origem do lobisomen. garanto se tivesse um filmes com qualidade do filme de vmapiro de bram stocker seria muito bom. o unico filme que vi que gostei de lobisomen foi o lobisomen americano em londres. erro em filmes de lobi. ele nunca pode ser racional pois faz parte da maldiçao,tem que ser morto com bala de pratae anda de dia como gente normal,e nunca se lembra que e um lobo isso da um ar de igenuidade nao e .

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger