terça-feira, agosto 03, 2010

Acupuntura

A acupuntura é um método terapêutico utilizado há aproximadamente 5000 anos no oriente. Foi criada na China, sendo mais tarde incorporada ao arsenal terapêutico da medicina em outros países orientais como o Japão, Coréia e Vietnã.
A palavra acupuntura origina-se do latim, sendo que acus significa agulha e punctura significa puncionar. A acupuntura se refere, portanto, à inserção de agulhas através da pele nos tecidos subjacentes em diferentes profundidades e em pontos estratégicos do corpo para produzir o efeito terapêutico desejado.
A técnica se baseia em energias que percorrem o corpo. Esses trajetos, - meridianos ou canais de energia -, passam pelos órgãos e vísceras e se exteriorizam na pele e estruturas próximas, como, tecido subcutâneo, músculos, tendões e outras.
Nos trajetos dos meridianos foram mapeados pontos, que podem ser alcançados por agulhas, permitindo que sejam estimulados ou sedados, conforme o caso, para desbloquear a passagem da energia e permitir sua circulação e distribuição pelo organismo.
Os chineses, ao longo destes milhares de anos, descreveram cerca de 1.000 pontos de acupuntura, dos quais 365 foram classificados em catorze grupos principais. Todos os pontos que pertencem a um dos grupos são ligados por uma linha imaginária na superfície do corpo denominada meridiano. Os doze meridianos principais controlam o pulmão, o intestino grosso, o estômago, o baço, o coração, o intestino delgado, a bexiga, o rim, o pericárdio, o “triplo-aquecedor”, a vesícula e o fígado. Existem também dois meridianos localizados no centro do corpo, um que passa pela frente e outro pelas costas. Todos os pontos de acupuntura ao longo destes meridianos afetam o órgão mencionado, mas não necessariamente da mesma maneira.
Para os chineses tradicionais, nosso organismo é formado de matéria e energia e é justamente a parte energética, a força vital ou Chi que circularia nestes meridianos e todas as doenças seriam consequentes a um distúrbio da circulação do Chi.
No Ocidente, a acupuntura ganhou credibilidade principalmente por seu efeito no alívio da dor, seja ela de várias origens. Esta é uma das razões para a ênfase atual da pesquisa no estudo dos mecanismos analgésicos da acupuntura.
Mas a acupuntura não causa apenas um efeito analgésico, ela provoca múltiplas respostas biológicas. Estudos em animais e humanos mostram que o estímulo por acupuntura pode ativar o hipotálamo e a glândula pituitária, resultando num amplo espectro de efeitos sistêmicos, aumento na taxa de secreção de neurotransmissores e neurohormônios, melhora do fluxo sanguíneo, e também a estimulação da função imunológica são alguns dos efeitos já demonstrados.
A Organização Mundial da Saúde lista mais de 40 doenças para as quais a acupuntura é indicada. Entre elas as músculo-esqueléticas – dores de coluna (dorsalgia, lombalgia) e de joelho, ciática, ombro e cotovelo doloroso, bursite, tendinite, artrite, torcicolo, fibromialgia, dor da articulação temporomandibular, dor no calcâneo, traumatismos, lesões por esforços repetitivos; as digestivas – gastrite, refluxo gastroesofágico, azia, constipação intestinal, intestino irritável diarréico, enjôos; as respiratórias – bronquite, asma, rinite, sinusite; as neurológicas – enxaqueca, cefaléias em geral, vertigem e zumbidos, sequelas de acidente vascular cerebral, paralisias faciais, neuralgia do trigêmeo, dores dentárias, neuralgias intercostais, formigamentos; as psíquicas – ansiedade, depressão, insônia, síndrome do pânico, estresse; as ginecológicas – tensão pré-menstrual, distúrbios menstruais, corrimentos genitais, sintomas de menopausa; as urológicas – sintomas prostáticos e urinários; as cardiovasculares – hipertensão arterial, palpitações; as endócrinas – obesidade; as dermatológicas – urticária, eczemas, psoríase e outras como o tabagismo, gripe e resfriado, aumento da resistência imunitária em geral.
A pesquisa em acupuntura é importante não apenas para elucidar os fenômenos associados ao seu mecanismo de ação, mas também pelo potencial para explorar novos caminhos na fisiologia humana ainda não examinados de maneira sistemática.
Os fundamentos da acupuntura têm comprovação científica no Brasil e a prática médica está entre as 50 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
No tratamento feito pela acupuntura pode-se usar agulhas em micro sistemas, como crânio, orelha, mãos, e outras áreas ou não usar agulhas mas outros instrumentos.
• Craniopuntura - É a aplicação das agulhas na região do crânio; esta região do corpo apresenta muitos canais de energia que podem ser acessados pelas agulhas, com excelentes resultados para o paciente.
• Aurículo-Acupuntura  - Ë a aplicação das agulhas na região das orelhas; são utilizadas agulhas menores devido à região ser mais sensível. Excelente acesso para tratamento de dores em diversas localizações do corpo. São utilizadas sementes ou pequenas esferas nos pontos auriculares por alguns dias com o objetivo de ampliar a duração do efeito da Acupuntura.
• Moxabustão - Aplicação de calor com a moxa, que consiste em um bastão geralmente feito de algodão e uma planta medicinal prensada e seca, em geral a Artemísia vulgaris, o qual é aceso em uma de suas extremidades e aproximado do ponto que se quer tratar, a uma distância que permita aquecer a pele mas nunca queimar. A moxaterapia pode ser feita diariamente em casa, intensificando o efeito das aplicações das agulhas.
• Eletroacupuntura - Aplicação de pequena corrente elétrica, geralmente nas agulhas, que reforça o efeito da Acupuntura
• Laserterapia – Aplicação de radiação luminosa polarizada, que intensifica, ou em certos casos até substitui a aplicação de agulhas.
• Ventosas – Aplicação de campânulas de sucção a vácuo na pele, para produzir pressão interna negativa, descongestionando a energia e o sangue.
Embora seja indicada para dores, a Acupuntura, como uma especialidade médica, pode tratar uma grande variedade de doenças.

A cultura chinesa, através de sua medicina enriqueceu e abriu um leque muito grande de possibilidades de cura e tratamento de muitas das doenças que afetam o homem moderno.
Se elas correspondem à resposta positiva de nosso corpo de maneira comprovada, por que não usufruir de sábios ensinamentos e práticas, não é mesmo? Eu sou adepta.
Bjs


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger