segunda-feira, agosto 02, 2010

Fantasma: 70 anos de fascínio

O Fantasma é um personagem mascarado que combate o crime e não possui nenhum poder, apenas conta com sua imaginação, habilidade e força de vontade para superar os inimigos.
A origem deste personagem aconteceu há mais de 400 anos quando um náufrago, cujo pai é assassinado pelos mesmos piratas que afundaram o navio, é encontrado por uma tribo de pigmeus em Bengala. Ele faz um juramento perante a caveira do assassino, que ele e seus descendentes lutariam contra o mal. Ele renasceu como um símbolo de justiça e proteção, jurando defender as pessoas que o salvaram e o criaram.
Já se passaram setenta anos desde que foi criado por Lee Falk e tem uma legião enorme de admiradores pelo mundo. A série começou a ser publicada em jornais diariamente em 17 de fevereiro de 1936, e aos domingos, como edição colorida, em maio de 1939, continuando até o ano de 2006. Falk encarregou o desenhista Phil Davis de dar vida aos traços de suas histórias. Com o tempo, passou a ser publicada em revistas em quadrinhos, como republicação das tiras dos jornais, e depois com histórias completas originais.
Mesmo hoje sem a sua publicação, este herói é sempre lembrado e cultuado por todos aqueles que gostam de quadrinhos como um dos ícones dos super heróis clássicos.
Sua base é a caverna da caveira, depósito de grandes tesouros e das Crônicas do Fantasma, nas profundas florestas de Bengala, um pais fictício, que mistura partes da Índia com características da África. Ele se dedica a combater os piratas Sigh, sendo também o comandante secreto da Patrulha da Selva, que o ajuda em suas missões.
Ao contrário de outros super-heróis, ele não tem superpoderes, apenas grande habilidade física, destreza com armas e agilidade. Na selva, onde mora com os pigmeus Bandar, temidos por suas flechas envenenadas, ele é conhecido como O Espírito-que-Anda, por ter sido visto por gerações de nativos das tribos Longo e Wambesi. Apenas Guran, o caricato chefe dos pigmeus, e sua família conhecem sua real condição de simples mortal.
Ele é um herói profundamente humano, com limites e contradições. A sua benevolência e determinação são poderosos, junto com os atributos particulares que o fazem misterioso. O herói é na verdade uma linhagem inteira dedicada a combater o crime. Kit Walker é o disfarce do Fantasma. Em seu reino, ele é visto como algo mítico, porque ele é “O Homem que não morre”. Durante séculos, houve sempre um Fantasma, assim, parece como se ele tivesse realmente vivido centenas de anos, quando na realidade, o Fantasma já são 20 gerações de filhos do original. Sua existência inteira é focalizada em ser um instrumento de justiça, e ele é tanto venerado quanto temido. Sua mística de imortalidade é algo único entre os super-heróis e, muitas vezes, o temor que incute em seus inimigos é muito pior para eles do que enfrentar o próprio Fantasma.
O Fantasma tem dois anéis, um com a marca do bem, que aplica nas pessoas que quer proteger, e o outro com a famosa marca da caveira que ele aplica no queixo dos criminosos com potentes socos. Ele tem sempre a companhia de animais, o lobo Capeto, o cavalo Herói e, ocasionalmente, também um falcão treinado, chamado Fraka. Em 1978, ele se casou com sua eterna namorada, Diana Palmer, que trabalha na ONU. Um ano depois, nasceram os gêmeos Kit e Heloise.
Algumas vezes, o Fantasma deixa a selva e viaja como um homem comum, usando um sobretudo, chapéu e óculos escuros. Costuma pagar suas contas com pedras preciosas que pega em grandes cestos na caverna onde mora. Usa sempre sua máscara, exceto em breves momentos com a família.

Ele realmente é um herói que permanece vivo para todas as gerações que tiveram o prazer de saborear as revistas e suas aventuras!
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger