terça-feira, agosto 31, 2010

Os mistérios de Stonehenge parte 1

stonehenge-wallpaper-4 Na planície de Salisbury, no condado de Wiltshire, no sul da Inglaterra, é que se ergue esse estranho e indecifrável complexo monolítico da Idade do Bronze chamado Stonehenge, um enigma tão grande quanto o das pirâmides.
Stonehenge é o monumento pré-histórico mais importante da Inglaterra e não há nada semelhante a ele em todo o mundo. Este altar de pedras tem sido usado há 5000 anos e até hoje não se tem certeza absoluta qual era sua finalidade.

Rituais Druidas, cerimônias em homenagem ao sol, ou portal para seres de outros planetas são algumas das possibilidades sempre lembradas.
O Stonehenge é uma estrutura composta, formada por círculos concêntricos de pedras que chegam a ter cinco metros de altura e a pesar quase cinquenta toneladas.
Cientistas afirmam que Stonehenge foi construído entre os anos 2800 e 1100 a . C., em três fases separadas.stonehenge Na primeira fase, a do Morro Circular, que conhecemos como o círculo externo de Stonehenge e dos três círculos de buracos, cinqüenta e seis ao todo, que cercam o monumento. As quatro "pedras de estação" que se supõe terem sido utilizadas como um Observatório Astronômico, o objetivo aparente seria observar o nascer e o por do Sol e da Lua, visando elaborar um calendário de estações do ano.
Na segunda fase, que iniciou-se em 2100 a . C., houve a construção do duplo círculo de pedras, em posição vertical no centro do monumento, bem como da larga avenida que leva a Stonehenge e da margem externa das planícies cobertas de grama que o rodeiam.
Na terceira e última fase, o duplo círculo de pedras foi separado e reconstruído, sendo erguidos muitos dos trílitos.
Estima-se que essas três fases da construção requereram mais de trinta milhões de horas de trabalho. As “pedras azuis” usadas para construir Stonehenge foram trazidas de até 400 km de distância, nas montanhas de Gales, com direito a travessia marítima, quando não faltavam pedreiras na vizinhança. Se alguém traçar uma linha no chão, passando no meio do círculo formado pelas pedras, vai ver que esta linha aponta para a posição do nascer do sol de verão.
Diversas pedras de Stonehenge tem desenhos ou inscrições feitas pelas antigas civilizações, embora já estejam bastante apagadas pelo tempo.
Stonehenge_Closeup Como o local não fica longe de Londres, há diversas excursões de um dia que vão até lá. Se você está de carro, Stonehenge fica duas milhas a oeste de Amesbury, quase na junção das estradas A303 e A344.
O fim de Stonehenge aconteceu por volta do ano 1600 AC. Foi a partir daí que começou sua destruição. Apesar do tamanho enorme, muitas das pedras desapareceram. As menores foram carregadas por visitantes que queriam levar uma "lembrança". A partir de 1918 o local começou a ser recuperado, e muitas das grande pedras que estavam inclinadas e ameaçando tombar foram reerguidas. Atualmente, o lugar é administrado pelo English Heritage, e como o número de visitantes é de cerca de 700.000 por ano, foram tomadas medidas mais rigorosas para garantir a preservação de Stonehenge.

Quem pisa neste lugar em meio a estas estruturas de pedra tem a nítida impressão de voltar a um passado onde civilizações realizavam rituais sagrados. Realmente é de arrepiar! Não perca a segunda parte deste post que traz algumas teorias a respeito deste sítio misterioso.
Bjs

8 comentários:

  1. olá Fernanda!
    Achei o máximo essa postagem e estou ansiosa para ver o retante. Tive o privilégio de estar aí através de um sonho mágico que tive há mais ou menos sete anos. A única coisa estranha é que havia mar quando passava-se pelo círculo maior.Era necessário ficar submerso por algum tempo, preso por um tecido branco comprido que amarrava-se em mim e nos dos guardiões que estavam comigo. a outra ponta ficava presa a uma das colunas. não sei por que tive esse sonho? mas achei fantástico e não vi o resultado, mas sabia que retornaria logo. Aguardo o desfecho. Beijos no coraçaõ. Laura Esperança

    ResponderExcluir
  2. Como existem coisas lindas por este mundo afora e como é bom através da net chegarmos a estes conhecimentos,com certeza deve ser preservado e divulgado. Visitá-lo então é uma benção. Texto lindo e interessante.Bjus

    ResponderExcluir
  3. Olá fernanda! Tudo bem?

    Esse monumento sempre me fascinou. É incrível e enigmático. Vê-lo ao vivo deve ser uma das coisas mais emocionantes. Um dia ainda verei.

    Parabéns pelo blog!!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi Laura, que interessante e enigmático o sonho que Stonehenge lhe inspirou. Tive que me ausentar por uns dias, mas agora que voltei postarei a segunda parte do post, aguarde.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Wolber, com certeza terá a oportunidade de visitar e se emocionar neste lugar fascinante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Se eu não me engano quando chega o solsticio o sol se poe bem em cima de uma das pedras né? Era usado para a astronomia. E tambem ha rumores que envolvem Alienigenas nesse monumento..
    bjo querida

    ResponderExcluir
  7. Sim Rony, mas são apenas teorias, nada foi confirmado realmente. Apesar do equipamento e estudos avançados, o homem ainda se sente impotente em resolver alguns mistérios.
    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger