sexta-feira, agosto 06, 2010

Montanhas que inspiraram o filme Avatar

r Um dos maiores fenômenos de bilheterias dos últimos tempos é o filme Avatar. Idealizado e dirigido por James Cameron, a história vai além da imaginação na distante lua Pandora, onde um herói relutante embarca numa jornada de redenção e descoberta, liderando uma batalha heróica para salvar a civilização deste planeta.
A super produção prima pela qualidade técnica e de imagens e acredita-se, pelo menos os chineses, que o local onde o filme foi inspirado e que definiu a composição e o formato de Pandora chama-se Southem Sky Columm, uma cadeia de montanhas e desfiladeiros localizada na China.
Na província de Hunan, no sul do país fica o Zhangjiajie National Forest Park que é uma floresta do parque nacional único, localizado em Zhangjiajie  contendo montanhas tão altas que parecem ir em direção ao céu.
No parque existem mais de 3.000 pilares e cumes estreitos, muitos com mais de 200 metros de altura. Entre os cumes existem ravinas e desfiladeiros com riachos, lagos e cachoeiras, 40 cavernas, e duas grandes pontes naturais. Lá é também o lar de uma infinidade de plantas ameaçadas de extinção e espécies animais.
146109,xcitefun-southern-sky-column-mountains-9A característica mais notável da geografia do parque são as formações rochosas que são vistas por todo ele. Elas são o resultado de muitos anos de erosão.
O clima é úmido durante todo o ano, e por isso, a folhagem é muito densa. Grande parte da erosão que faz esses pilares são o resultado da expansão do gelo no inverno e as plantas que crescem sobre elas. Estas formações são uma marca distinta da paisagem chinesa, e pode ser encontradas em muitas pinturas chinesas antigas.
Em 1982 o parque foi reconhecido como o primeiro parque florestal nacional da China, em 1992 foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Mundial Nautral pela UNESCO, além de ser agraciado com o título de “World Geological Park" em 2004.
Aproveitando o sucesso do filme e explorando a idéia de ter inspirado as montanhas flutuantes de Pandora, o governo chinês rebatizou o local de Avatar Hallelujah Mountain com a finalidade bemmmm capitalista de atrair o maior número de turistas para a região.
Já existem até excursões destinadas à visão magnífica deste lugar. Os turistas podem aderir a um tour "Magical de Avatar-Pandora" ou uma "tour Miracle à montanha flutuante Avatar," é só se informar pelo site www.citszjj.com, órgão oficial de turismo.

Se este pedaço do mundo inspirou o criador de Avatar ao idealizar um planeta imaginário não sabemos ao certo, mas o clima mágico do filme pode ser sentido visitando esta região, e, quem, sabe com muita sorte encontre um Na´Vi colorindo ainda mais com seu tom azul de pele este lindo postal da natureza.
Bjs

2 comentários:

  1. Realmente mais uma maravilha desse nosso "mundão" !!!

    Linda a matéria!

    (Estou te seguindo no Blog).

    Abraço, Elaine

    ResponderExcluir
  2. Oi Elaine, que bom que gostou deste post. Continue acompanhando o blog e colaborando sempre que possível.
    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger