terça-feira, agosto 10, 2010

Embalsamadores

Estes profissionais lidam com a morte e o trabalho é considerado por alguns um privilégio, já que são poucos que têm a coragem de explorar o corpo de um ser humano morto para preservá-lo como era antes.
A função dos embalsamadores é reconstituir cadáveres humanos e de animais; formolizar e embalsamá-los. Taxidermizam animais vertebrados; preparam esqueletos de animais; confeccionam dioramas, pesquisando característica dos animais e seu habitat. Orientam pessoas em aulas práticas e museus; gerenciam atividades comerciais e acervo científico. Trabalham conforme normas e procedimentos técnicos, de segurança e higiene.
O processo de embalsamamento tem uma história muito longa, que remonta ao processo de mumificação egípcio. Apesar das técnicas utilizadas na época serem muito diferentes das utilizadas hoje, o efeito é o mesmo - preservar o corpo de um indivíduo após a morte.
No caso dos antigos egípcios, eles acreditavam que o espírito retornaria ao corpo após a morte, por isso este deveria permanecer em bom estado. Para preservar os corpos, eles os cobriam em um processo de secagem química chamado natron e, em seguida enrolava-os numa roupa de folhas.
Hoje, o embalsamento é feito através da injeção de produtos químicos diretamente na corrente sanguínea para preservar a aparência do cadáver. As substâncias químicas mais comumente usadas para embalsamamento são formaldeído e etanol. A combinação destes dois produtos químicos é suficiente para preservar o corpo por um certo período de tempo e mantê-lo em bom estado.
A técnica do embalsamento moderno surgiu durante a Guerra Civil Americana , na qual muitos soldados morreram em combate longe de suas famílias. As famílias queriam um funeral de caixão aberto para a despedida de seus entes queridos, sendo aprovado assim o processo a fim de apresentar o corpo o mais próximo possível do normal.
Um dos mais famosos cadáveres embalsamados, hoje, é do líder Vladimir Lênin, da Rússia Comunista, cujo corpo está exposto no mausoléu da Praça Vermelha em Moscou. Curadores no Mausoléu dizem que o corpo está muito bem preservado, e deve durar pelo menos mais cem anos.
Juntamente com os embalsamadores, os maquiadores, realizam um trabalho acima de tudo artesanal. Um conserva o corpo, o outro dá os retoques finais de preparação. Para os embalsamadores requer-se curso de Nível Médio completo e qualificação profissional superior a quatrocentas horas-aula, ministrada por médicos patologistas para formação de pessoal de apoio. O desempenho das atividades requer de um a dois anos de experiência, sob orientação de profissionais experimentados.
Os profissionais são contratados quando trabalham em laboratório. Mas também existem os free lancers " profissionais temporários " mas não são divulgados porque muitas vezes trata-se de trabalhadores clandestinos que não são reconhecidos pelo meio funerário. Um profissional que trabalha com embalsamamento e maquiagem ganha em média entre 2.200 e 3.000 reais por mês e o custo do serviço para os familiares chega a variar de 360 a 1500 reais.
Um técnico de necrópsia trabalha devidamente protegido. Luvas, avental, óculos de visão panorâmica que facilita a visão por todos os ângulos, entre outros fazem parte dos instrumentos que protegem o profissional.
É um trabalho para poucos e, segundo quem atua nesta área existe muito preconceito por parte das pessoas, diriam até um certo nojo, mas trabalhar com o corpo humano é divino e compensa o descaso.

Que trabalho corajoso, não?
Bjs


5 comentários:

  1. Obrigada pela visita no meu blog, Fernanda. O seu também é muito legal. Parabéns!
    Sempre que quiser, passa lá e deixa um recado, tá?
    Bjo e boa semana.
    Ana Falcão
    http://ananareal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, obrigada pelo elogio e acompanharei sempre o seu blog, ok?
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Bem, interessante sua postagen,e parabéns pelo nível de escrita e pelas informações que vc deu foram muito precisas.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Oi Beatriz.
    Obrigada pelas palavras e continue me acompanhando sempre.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. mto bom me ajudou bastante parabens!!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger