sexta-feira, agosto 20, 2010

Efeitos da Música

musica terapia É enorme e impressionante o efeito da música na alma humana; daí suas múltiplas aplicações legendárias ou reais; daí seu importante papel na cultura, na religião, em ações coletivas (como festas, revoluções e guerras), e suas aplicações modernas na medicina e na indústria.
Com efeito, a condição de criar e manipular sons para este ou aquele fim, é uma característica do poder superior da humanidade. De modo que por meio da música, podemos construir ou destruir qualquer coisa, qualquer processo, qualquer obstáculo; neutralizar isto ou aquilo, este ou aquele. Enfim, a música nos revela o enorme potencial que o homem tem em si.
Temos, na humanidade, a ação profunda dos mecanismos musicais, provocando alterações no comportamento e na postura dos seres humanos. Observamos que de acordo com essas alterações ora a humanidade (no todo ou em parte) se apresenta mais materializada e grosseira, ora se apresenta mais espiritualizada e sutil, produzindo a extrema confusão dos dias atuais.
Aqueles que têm estudado os aspectos mais ocultos da música chegaram à conclusão de que a decadência das civilizações está relacionada com a decadência da música produzida nestas civilizações.
Platão, quando percebeu a decadência da música em sua época, em sua civilização disse, em sua obra “As Leis”:
“...néscios, iludiram-se pensando que não havia certo nem errado em música, a qual seria julgada boa ou má, de acordo com o prazer que proporcionasse. Através da sua obra e da sua teoria, eles infestaram a massa com a presunção de se considerarem juízes adequados. Acontecia que o critério não era a música, mas uma reputação de esperteza promíscua e um espírito de transgressão das leis.”
Vemos que nos dias de hoje, esta afirmação de Platão ainda é atual e verdadeira. Convivemos dia e noite com sons musicais que produzem um grande desequilíbrio interno, devido a pouca consciência de quem os produz e de quem os ouve.
À medida que a humanidade for evoluindo, vivenciando a música de Beethoven, de Wagner, de Bach, irá ela tomando posse daquele ser divino, que dorme dentro de cada um de nós, há milênios sem conta. Então, cada ser humano realizará em seu interior o ideal Graalino do “conhece-te a ti mesmo”.
Os compositores terão nessa época, a consciência de que devem interpretar a linguagem da natureza, por meio dos sons, de forma a serem a ponte, o fiel intermediário em sua linguagem sonora, de todos os segredos da criação, vibrantes na voz da natureza, fazendo com que a consciência dos seres humanos aumente, se espiritualizando cada vez mais.
Quando um tema é dado pela mãe natureza ao compositor, que não se limita a fazer trabalho apenas cerebral, desenvolvendo-o, ele o toma com a técnica da composição musical, faz a sua apresentação e um fiel comentário sobre o mesmo; assim como o orador que expõe e comenta um tema de real interesse coletivo, de acordo com a dialética oratória.
O sucesso da obra musical nasce do fato, do compositor haver TRANSMITIDO EM SONS FÍSICOS, UMA PARTÍCULA DA ALMA UNIVERSAL QUE VIBRA EM TODOS OS SERES E OS IDENTIFICA, UNINDO-OS.
A música, quando composta dentro dos parâmetros acima descritos, produz efeitos construtivos, positivos, agindo como uma panacéia nos veículos internos dos componentes de uma civilização. Ou seja, a música perfeita é aquela que estabelece a harmonia e propaga a Divindade em nossos veículos internos (coração e mente).

Aguarde mais postagens sobre este trabalho, ok?
Bom fim de semana a todos.
Bjs

15 comentários:

  1. Olá, achei muito apropriada sua consciência sobre a arte musical, professo essa arte a mais de 25 anos e preocupo-me sempre em proporcionar a meus amigos/alunos a importância da escolha de bons conteúdos a serem ouvidos.
    li, uma vez que "...as pessoas preocupam-se com o que comem, e pouco se importam com o que ouvem..." encorajado por amigos estou iniciando um blogg que fala sobre música,composição,harmonia e ficaria honrado com sua visita e, se possível, apreciação sobre ele. agradeço a atenção. Heraldo

    ResponderExcluir
  2. Perdão esqueci de deixar o endereço do blogg.
    "aprendharmonia.bloggspot.com" obrigado heraldo

    ResponderExcluir
  3. Olá Parabéns pelo blog, conteúdos mto producentes!!

    Bjs da Vann

    ResponderExcluir
  4. Oie... adorei o seu blog e já estou seguindo...
    obrigada pelo recadinho no blogblogs... aguardo sua visitinha no meu canto: http://duplotriplomultiplo.blogspot.com

    beijos, Erica Augusto

    ResponderExcluir
  5. Menina! agora que vi teu convite lá pelo blogblogs e vim conhecer teu cantinho, parabéns viu, ta show, bjus

    Maysa

    ResponderExcluir
  6. Oi Heraldo, continue acompanhando, pois postarei mais detalhes sobre este trabalho de música. Sinta-se incentivado por mim também a desenvolver o seu blog sobre um assunto tão interessante e vital para todos nós. Vou lhe visitar, com certeza.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Vann, que bom que gostou do blog, continue acompanhando e opinando sempre, ok?
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oiii Erica, obrigada!!!
    Com certeza vou lhe visitar no seu blog. Me aguarde.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oiii Maysa, obrigada pelo elogio!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Fernanda,
    Lindo seu blog, adorei! Também estou seguindo pra saber das novidades. Pra mim a música também tem um efeito surpreendente, marcou várias passagens na minha vida, me faz relaxar, refletir, sonhar.... sobre a musicoterapia gostaria de saber mais a respeito, com tempo vou olhar melhor, pois você comentou que está dividido em partes o trabalho de sua amiga.
    Um forte abraço, boa sorte e muita inspiração para nos brindar com seu jeito leve e de escrever!

    ResponderExcluir
  11. Que bom ouvir todas essas palavras de você, Valéria.
    Seja muito bem vinda!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Ola, Fernanada!Tudo bem?
    Vim avisar que aceitarei o seu pedido de amizade, ta?
    Muito prazer em conhece-la mesmo que seja pelos meios virtuais!rss....
    Achei seu cantinho muito interessante e colocarei la no meu, ok?Caso nao queira e so me falar, ta?rs

    Sobre o post em relacao a musica, nunca tinha vindo a cabeca o quanto a musica convive no nosso dia-a-dia, mesmo que eu ate pra fazer a limpeza da casa, cozinhar, etc. sempre coloque algo pra escutar!rss...
    Adorei o post!
    Lindo fim de semana!
    Abracos!

    ResponderExcluir
  13. Olá Fernanda! Sábias palavras, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  14. Oi Nina, que bom que somos amigas agora e espero estarmos sempre em contato e é claro que pode colocar o endereço do meu blog no seu, ok?
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Liz obrigada e seja muito bem vinda!!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger