quarta-feira, agosto 11, 2010

Coleção de latas de cerveja

GetAttachment O empresário de São Paulo Saul Jampolsky há vinte anos vem se dedicando ao hobby de colecionar latas de cerveja e já atingiu a marca de 35.000 latas diferentes e 110.000 para troca. É o maior colecionador deste item da América do Sul e fundou o Clube dos Colecionadores de Cerveja do Brasil, o Brasil Chapter, do qual é o presidente.
Sua paixão por colecionar começou quando fez uma viagem pelo Oriente e na China se deparou com latinhas muito coloridas que chamaram sua atenção.  O primeiro item de seu acervo foi uma lata chinesa dourada com foto de um dragão. Em cada lugar que passava comprava cerveja, bebia e guardava as latas. Ao final da viagem tinha mais de 40 latas e o início de uma coleção.
Com a experiência que adquiriu ao longo deste tempo colecionando e das muitas viagens ao exterior, Saul desenvolveu uma técnica para saborear o conteúdo sem danificar a latinha. Ele faz um furo na parte inferior da lata, dessa forma não precisa violar o lacre e a lata se mantém intacta e pronta para ocupar um lugar de destaque em uma prateleira de sua casa.
Saul faz parte de diversos clubes de colecionadores como o Beer Can Collector of America dos Estados Unidos,  Além de se corresponder com um clube argentino, australiano, espanhol, neo-zelandês e outros. Está sempre viajando para participar de eventos relacionados ao tema com a finalidade de trocar e conhecer novos itens. O importante deste hobby é a possibilidade de se relacionar com as pessoas de todo mundo, a satisfação de amizade e interação humana e o aprendizado de outras línguas para poder se comunicar, diz Saul.
Segundo ele, já experimentou cerca de 5000 marcas de cerveja diferentes, e afirma que a melhor é aquela que bebe em boa companhia.
Cada lata de seu acervo tem sua história, mas tem um carinho especial pelas de Israel, que, apesar de ser um país pequeno possui uma grande quantidade de latas diferentes, são mais de duzentas.
Saul deixa sua coleção exposta em sua casa em três salões grandes, arquivadas em prateleiras especiais que se movem. O arquivo é por ordem alfabética para facilitar a localização, mas algumas prateleiras são tomadas por latas de uma mesma coleção ou série especial.
Dentre seu extenso acervo podemos encontrar latas de cerveja de diversas nacionalidades e temas, mas aponta que o item mais valioso, no sentido de ter sido o mais difícil de obter até agora foi a brasileira Alterosa, feita de ferro a lata da cerveja mineira que, logo depois do lançamento, foi encapada por uma grande empresa que parou a fabricação. As poucas que sobraram são raridades hoje.
Ele tem ainda intenção de completar sua coleção do 007 James Bond que são 7 latas com as 7 artistas que participaram do filme contracenando com  o agente secreto estampadas em fotos. Até agora conseguiu 3 latas desta edição limitadíssima.
Para este homem, que agora está aposentado, colecionar significa distração,  viajar, aprender sobre geografia, outras línguas e culturas, além de fazer amigos por onde passa. Logo depois de conversarmos ele partiu para Toronto, no Canadá para participar de uma convenção sobre o hobby e depois seguiria para Miami. Com certeza trará novidades em sua bagagem para se juntar a esta coleção espetacular.

Quem estiver interessado em entrar em contato com Saul pode enviar um e-mail para o endereço: saul@latasdecerveja.com.br ou entrar em seu site: http://www.latasdecerveja.com.br/.
Bjs

5 comentários:

  1. muito linda a reportagem de latas de cerveja. Estamos aguardando as novidades! abracos Saul e obrigada Fe , pela reportagem!

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço você ter gasto um pouquinho do seu tempo fornecendo informações sobre esta maravilhosa coleção.
    Continue acompanhando o blog.
    Abçs

    ResponderExcluir
  3. para conhecer um pouco mais sobre o Brasil Chapter - Clube dos Colecionadores de Itens relacionados a Cerveja e Refrigerantes visitem nosso site no www.lata.org.br

    ResponderExcluir
  4. Ok, Carlos, fica aí a dica para todos nós.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. ola ha anos procuro uma lata de cerveja q nao mi lembro o nome è em formato de barril + nao destes atuais de 5 litros ficaria grato de vc pode mi ajudar meu msn eder25borghetti@hotmail.com otimo fim de semana

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Estatísticas

assine o feed

siga no Twitter

Widget Códigos Blog modificado por Dicas Blogger